Poder das palavras: gerar ou exterminar ideias

tabela_frases_exterminadorasLi uma vez que não se pode provar cientificamente que a Astrologia funcione.

Isso não quer dizer que ela não seja importante ou mesmo que não funcione: apenas não dá para provar que ela funcione usando os métodos científicos tradicionais. No mesmo livro (desculpe, não me lembro o nome, sei que era de Estatística…) havia outros relatos estatísticos bem interessantes. Por exemplo: as pessoas doentes em hospitais que tem quem ore por elas, costumam se recuperar mais rápido e melhor do que as pessoas isoladas ou solitárias. Não se trata de uma questão religiosa pois o estudo não tratou da relação entre bençãos e orações. O livro de matemática apenas apontou uma correlação (sem causa e efeito) entre as variaveis recuperação de pacientes e orações.

Mas a discussão acerca do poder das palavras vem de longe e vai muito mais além..

  • na medicina, no passado, tratamentos de histeria eram baseados na fala e isso influenciou inúmeros tipos de terapia;
  • o mantra Om ou Aum representa a vibração primordial do universo e, se repetido muitas vezes e de forma adequada, levaria a um novo estado de consciência;
  • tem ainda a ideia bastante disseminada de que o discurso otimista de uma pessoa atrai resultados positivos para sua vida (PNL?) e por aí podemos entrar nas Neurociências, etc..

Da mesma forma, pensando nas relações profissionais nas empresas, deve haver frases que estimulam o pensamento e a geração de ideias e outras que paralizam e abafam ideias novas. O autor Timothy Baldwin, no livro Desenvolvimento de habilidades gerenciais, pesquisou isso e apresenta um conjunto de frases comuns em organizações, dividindo-as em duas categorias: “frases exterminadoras de ideias” e “frases germinadoras de ideias”.

Comprovar o efeito de tais frases é muito mais fácil do que julgar a Astrologia ou o poder das orações: basta observar nas empresas o padrão de comunicação e os resultados que alcançam em termos de inovação.

Releia a tabela no início do texto…Você ouve mais palavras exterminadoras de ideias ou as germinadoras de ideias ? Quais frases, dentre estas, você costuma usar mais ?

Um comentário em “Poder das palavras: gerar ou exterminar ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close