Se você tem quinze anos, o que muda em sua vida ao saber que a função exponencial é inversa da função logarítmica ?

Tempos atrás fui fazer uma palestra sobre carreiras e escolhas profissionais em uma escola pública de Sumaré, SP. Reunimos cerca de 150 alunos adolescentes no pátio da escola. Trocávamos ideias sobre futuro e carreiras, os alunos em tempo de vestibular pareciam atentos e interessados. A certa altura, tive a curiosidade de perguntar a eles quem gostava de matemática: apenas quatro dos cerca de 150 estudantes levantaram a mão!

Meses depois…

Sai hoje, 9 de julho, uma análise do desempenho dos alunos no Enem em matemática. As escolas públicas obtiveram uma media de 67% para baixo em comparação com as escolas particulares.

Em outras áreas como Ciências e Humanidades, a distância é bem menor. Uma das razões é que os conteúdos de matemática são estritamente escolares, isto é, dependem da escola para serem acessados. Diferente de Português ou Geografia em que se aprende um pouco nas ruas, ouvindo histórias, conversando, assistindo TV, jogando e navegando na Internet.

Já Matemática é puro “hands-on”, tem que colocar a mão na massa e fazer exercícios. Alunos das escolas públicas tem menos aulas e as aulas são piores, ou simplesmente estão menos motivados.

Por que as pessoas, em geral, odeiam tanto matemática? Talvez a baixa qualidade do ensino nas series iniciais ecoe no aluno pela vida inteira, fazendo com que ele deteste matemática e fuja das carreiras de Exatas. Será?

Dependemos tanto assim dos professores ? Ou será que os alunos não se interessam porque não entendem para que serve a matemática…

Se você tem quinze anos, o que muda em sua vida, saber que a função exponencial é inversa da função logarítmica ?

Não tenho as respostas. Só gostaria de conseguir uma forma de explicar aos alunos para que serve o que estão aprendendo ( ou o que querem que eles aprendam) e ver como eles reagiriam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close