Celular em sala de aula: pressão para inovar!

tela_rola_pedra

De todas as extensões do homem previstas por Marshall McLuhan (visionário da comunicação da década de 1960), o celular é a extensão mais avassaladora.

Usamos tanto os celulares que já somos quase tratados como aplicativos pelos fabricantes desses aparelhos. Problemas óbvios decorrentes do celular: problemas posturais de cabeça, braço e ombros.

Mas o mais serio dos problemas é que se tornou quase impossível ter a atenção total de alguém ou sobre algo quando há um celular por perto.

Vamos nos acostumando a fazer as coisas prestando cada vez menos atenção no que fazemos, estamos divididos.

Imagine uma situação bem absurda envolvendo celulares e procure na Internet: é possível que encontre um relato de que aquilo aconteceu, de fato.

Fiz este exercício imaginando que um médico pudesse esquecer um celular dentro de um paciente. Busquei na Internet e, veja o que encontrei:

Um cirurgião esqueceu o celular na barriga de uma paciente que acabara de dar à luz…ela percebeu depois do parto, quando sua barriga começou a vibrar.

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2015/05/ginecologista-e-acusado-de-esquecer-celular-no-corpo-de-paciente-em-parto.html

O mesmo lado da moeda é a síndrome nomofóbica que está cada vez mais disseminada: o terror que toma conta da pessoa quando está longe de seu celular http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?nomofobia-dependencia-ao-celular&codigo=AOP0372&area=D12A

Celular e educação

No mundo da educação, a atenção do aluno costumava ser o combustível do ensino em sala de aula. Com os celulares onipresentes, a atenção dos alunos ficou voltada para a tela pequena e a situação do professor se complicou. Como competir com redes sociais, mecanismos de busca e aplicativos de mensagens instantâneas ?

Decididamente esse é mais um problema dos professores, do que dos alunos.

Em uma palestra que assisti recentemente no congresso da ABED (Assoc. Bras. de EAD), a maioria dos alunos tanto da Finlândia quanto do Brasil, assim se referem ao uso do celular“é o jeito que queremos aprender”.

http://abed.org.br/congresso2018/keynote_Pavi.pdf

Mas para aprender com o celular, os alunos não precisam da sala de aula e nem do professor, certo? Ou teremos um serio conflito de interesses? É fato que a concorrência com o celular ficou desleal para o professor.

A França, nação que historicamente inspirou nosso sistema educacional, resolveu o problema de celular na sala de aula: proibiu!

Mas existe uma importante ressalva aqui: as escolas francesas tem autonomia para fazer exceções quando houver uso pedagógico claro, atividades extracurriculares ou uso por parte de estudantes em situações de incapacidade. https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/07/franca-proibe-o-uso-de-celular-nas-escolas.html

A estratégia mais comum sobre uso de celulares, pelo menos que me lembro, é o questionário que os alunos podem responder em tempo real, em sala de aula e o professor obter as respostas de imediato. Os resultados alimentam algum tipo de levantamento que o professor pode usar para redirecionar a aula e atividades do curso. Uma variação é o questionário ser respondido depois da aula. Mas é a única possibilidade?

Usar o celular em sala de aula com finalidade pedagógica, de forma tradicional, é apostar na imobilidade onde deveria havermobilidade. Outras ideias e estrategias precisam surgir, com urgência.

A UNESCO tem uma serie de publicações sobre aprendizado móvel (não por acaso, sob patrocínio da NOKIA)…imagine comunidades em que não há computadores, nem escolas, mas apenas celulares. Vale a pena conhecer trabalhos como este:

http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002280/228074por.pdf

Você conhece alguma estratégia de uso de celular na educação que possa compartilhar ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close