F.Zappa & S.Dumont: engenho e arte para grandes feitos

zappa_dumont

Quando se estuda liderança nos livros, os exemplos, em geral, são de governantes e figuras históricas do passado (Walt Disney, Nelson Mandela, até Hitler…) ou figuras da indústria do presente ou do passado recente (Bill Gates, Steve Jobs). Não discordo dessas referências mas me pergunto porque grandes personagens da cultura ou da ciência, que com o tempo se revelaram grandes líderes, nunca são citados.

Talvez porque na cultura e na ciência seja mais difícil identificar líderes ? Vamos tentar rever isso.

O que é ser um líder?

A definição envolve gerir equipes, promover estrategias, ter feito grandes realizações que mudaram um contexto…mas vamos ficar apenas com a parte de inspirar outras pessoas.

Nesse sentido (o de inspirar outras pessoas), a definição mais interessante que me lembro, eu ouvi pessoalmente, certa vez, de um curso que fiz com o psicanalista Paulo Gaudêncio:

O lider é aquele que tem um sonho e que faz do sonho dele, o sonho dos outros (PG)

O próprio Paulo Gaudêncio ilustrava isso muito bem isso se referindo ao filme clássico Spartacus (dir. Stanley Kubrick, 1960). No filme, em certa passagem, o imperador romano quer eliminar Spartacus, o gladiador rebelde que liderava um movimento contra Roma. A vida dos gladiadores seria poupada se apontassem entre os escravos, quem era Spartacus. Só que não é bem o que acontece. Na cena, todos se apresentam como Spartacus (afinal, o sonho se transferiu..). Roma descobre ter diante de si um líder e inimigo muito maior do que imaginava. Veja a cena:

 

Líderes nas áreas da cultura e na arte

Todos temos nossos heróis nesses campos. Não consigo imaginar (pelo menos na noite de hoje) gigantes maiores do que Santos Dumont e Frank Zappa. Se não foram líderes típicos como os citados nos livros, foram muito além… fizeram com que as pessoas valorizassem os próprios sonhos.

Santos Dumont é o gênio brasileiro da coragem e da ousadia, o designer sublime, o pensador que via no transporte aéreo a chance para a paz com o fim das fronteiras entre os países.

Frank Zappa, além de músico fabuloso e inovador, tinha ideias revolucionárias sobre política e educação, foi crítico mordaz do atraso nos costumes e, com sarcasmo e ironia, estendeu os limites do que entendemos por arte.

Não tenho muito espaço aqui para detalhar essas incríveis personalidades (não precisam que eu faça isso, a Internet tem milhares de links…). Vou apenas elencar algumas frases que proferiram:

Frank Zappa:

„A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo.“
„Sem um desvio do normal, o progresso é impossível.“

Referência: https://citacoes.in/autores/frank-zappa/

Santos Dumont:

“O gênio é uma grande paciência”; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.“
„Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender.“

Referência: https://citacoes.in/autores/santos-dumont/

Hoje as lições desses líderes pairam na eternidade do cosmos, sem exagero ou figura de linguagem…

Santos Dumont empresta o nome a uma cratera na Lua:

dumont_cratera

Frank Zappa é o nome de um asteróide em eterno movimento entre os planetas:

zappa

Foram ou não grandes líderes?

Um comentário em “F.Zappa & S.Dumont: engenho e arte para grandes feitos

  1. Sim! Foram grandes líderes, ou não influenciariam pessoas importantes que têm o poder de batizar achados astronômicos. Raramente paramos para refletir sobre esse processo pelo qual nomes deixam legados, e principalmente quem os seleciona e indica, perpetuando obras. Ótimo texto Ronaldo, uma aula de cultura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close