EAD, mania de aula e o karaokê

A antiga ideia de que a organização do ensino deve girar em torno da aula virou uma ameaça asfixiante para os professores.

A aula sempre foi a unidade básica em torno da qual o sistema de ensino se organizou.

Mas há aulas demais no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior: o sistema educacional está superpovoado por aulas e agora a Internet contribui para aumentar isso exponencialmente.

Quando se pensa em curso EAD é, de novo, aula, aula, aula.

Existem diferentes modelos de aulas online mas talvez as piores sejam as dos cursos autorizados oficialmente, as que compõem cursos EAD de graduação, incluo aqui tanto aulas de instituições públicas quanto particulares. No modelo mais comum, o professor vai lendo tudo que aparece na tela, embalado pela troca dos slides como se estivesse em um karaokê.

E nesse karaokê o professor leva a pior: seu trabalho geralmente é esquartejado…quem monta os slides, muitas vezes, não é quem grava as aulas ou quem escreve o material.

Se o problema do aprendizado fosse acesso ao conteúdo ou existência de aulas, estaria tudo resolvido com a Internet: existem aulas online espetaculares, melhores do que a esmagadora maioria das aulas convencionais.

Por isso, ao lado da unidade aula, precisamos pensar em outros elementos, talvez unidades menores e unidades maiores do que a aula e em como a tecnologia pode criar outras aproximações na relação professor-aluno.

Atividades maiores do que uma aula

São as atividades criadoras de interesse…o interesse pode ser criado em temáticas extra-escolares. Envolvem projetos, estudos do meio, filmes, peças de teatro, visitas a museus, a empresas, trabalhos em grupo… Caberia ao professor filtrar os interesses dos alunos, apontar os focos de atenção e ajudar a refletir sobre o que viram…não no sentido de censura ou moral, mas no sentido do que é importante para a formação dele, o que é difícil para o aluno saber! Conhecido o foco, o professor aponta o caminho. De alguma forma, corrobora a “aula invertida”.

Atividades menores do que uma aula

É a tutoria, a conversa pessoal, um a um. Aqui entra também o novo papel do professor, o de ,verdadeiramente, orientar o aluno. Mas é bom lembrar que quanto mais avançado o nível escolar do aluno e o seu preparo, menos ele precisa de orientação por parte de um professor.

Muitos outros temas remetem diretamente ao professor e à escola, tais como a certificação de competências e o fim do reinado da palavra escrita. A escola que até hoje conhecemos resulta da invenção da prensa tipográfica. Com o declínio da palavra escrita, a reemergência da oralidade, a prevalência de imagens e de outras linguagens, a escola obriga-se a se reinventar para não desaparecer por completo. A escola, em breve, trabalhará como um centro para concatenar ideias, organizar e certificar e deverá ter mais flexibilidade na consideração do que o aluno já sabe e aprendeu fora da própria escola. No esteio de tudo que foi dito está a impossibilidade de cursos 100% EAD ou mesmo 100% presenciais. E a necessidade urgente da formação e atuação de professores mediadores, tema a que espero voltar.

PS: Equipamentos e computadores deveriam ser um meio para colocar gente em contato com gente: karaokê ao vivo é mais divertido!

______________

Referências:

(1) TEBAR, L. O Perfil do Professor Mediador. São Paulo: SENAC, 2016.

(2) POSTMAN, N. Tecnopolio. São Paulo: Nobel, 1994.

(3) https://jornal.usp.br/atualidades/radio-usp-reune-professores-para-debate-sobre-ensino-a-distancia/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close