
A noção de “valor” para uma sociedade diz muito sobre ela e os programas de TV do tipo reality show são vitrines contundentes. E talvez os programas reality com elenco de investidores, mais ainda. Para além da diversão, o que acontece ali tem chance de virar modelo na cabeça das pessoas e se tornar uma regra a ser seguida. Vou citar dois programas. O SÓCIO (versão americana) é interessante e até didático, talvez mais informativo do que muitas aulas de gestão que existem por aí. E o programa SHARK Tank BRASIL que, por outro lado, dá motivos para preocupação, conforme tentarei explicar.
O programa funciona mais ou menos assim: em cada episódio são apresentados pelo menos três empreendedores ou pequenas empresas que pretendem conseguir um investimento dos tubarões. Cabe a cada um dos participantes do Shark Tank Brasil expor sua proposta para tentar convencer alguém do quinteto de empresários tubarões a investir.
O elenco da banca de investidores é formado por Caito Maia (Chilli Beans), Cristiana Arcangeli (empresária de moda), João Appolinário (Polishop), Robinson Shiba (China In Box), e Camila Farani (reconhecida investidor-anjo do Brasil).
Faço aqui aqui um balanço do que mais chamou minha atenção nos últimos episódios:
Projetos ligados a educação especial, meio ambiente e alimentação saudável : categoricamente rejeitados pelos tubarões.
Projetos de mictório elétrico para cachorros e aplicativo de paquera (outro!): conquistam aporte financeiro dos tubarões, com louvor.
Então é só fazer dinheiro e de forma rápida, que conta ? Provavelmente os projetos vencedores fossem melhores mesmo, de acordo com a proposta do programa, mas isso só piora as coisas.
Idealismo à parte, é possível investir em desenvolvimento humano. meio ambiente, qualidade de vida… enfim no que é importante…e obter lucro financeiro com isso. Claro que demora mais. Mas vamos combinar: é mais importante e significativo a longo prazo e nos dá mais chances de sobreviver neste planeta.
Quando a noção de valor disseminada se relaciona somente ao aspecto financeiro de retorno imediato, temos mais problemas, você não acha?
—- Sugestão musical: Tubarões Voadores (1984), de Arrigo Barnabé
—- SE VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO E QUISER RECEBER MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE NESTE LINK