Valor = Dinheiro. E só?

Parte do encarte do disco Tubarões Voadores, de Arrigo Barnabé. Artista Luiz Gê.

A noção de “valor” para uma sociedade diz muito sobre ela e os programas de TV do tipo reality show são vitrines contundentes. E talvez os programas reality com elenco de investidores, mais ainda. Para além da diversão, o que acontece ali tem chance de virar modelo na cabeça das pessoas e se tornar uma regra a ser seguida. Vou citar dois programas. O SÓCIO (versão americana) é interessante e até didático, talvez mais informativo do que muitas aulas de gestão que existem por aí. E o programa SHARK Tank BRASIL que, por outro lado, dá motivos para preocupação, conforme tentarei explicar.

O programa funciona mais ou menos assim: em cada episódio são apresentados pelo menos três empreendedores ou pequenas empresas que pretendem conseguir um investimento dos tubarões. Cabe a cada um dos participantes do Shark Tank Brasil expor sua proposta para tentar convencer alguém do quinteto de empresários tubarões a investir.

O elenco da banca de investidores é formado por Caito Maia (Chilli Beans), Cristiana Arcangeli (empresária de moda), João Appolinário (Polishop), Robinson Shiba (China In Box), e Camila Farani (reconhecida investidor-anjo do Brasil).

Faço aqui aqui um balanço do que mais chamou minha atenção nos últimos episódios:

Projetos ligados a educação especial, meio ambiente e alimentação saudável : categoricamente rejeitados pelos tubarões.

Projetos de mictório elétrico para cachorros e aplicativo de paquera (outro!): conquistam aporte financeiro dos tubarões, com louvor.

Então é só fazer dinheiro e de forma rápida, que conta ? Provavelmente os projetos vencedores fossem melhores mesmo, de acordo com a proposta do programa, mas isso só piora as coisas.

Idealismo à parte, é possível investir em desenvolvimento humano. meio ambiente, qualidade de vida… enfim no que é importante…e obter lucro financeiro com isso. Claro que demora mais. Mas vamos combinar: é mais importante e significativo a longo prazo e nos dá mais chances de sobreviver neste planeta.

Quando a noção de valor disseminada se relaciona somente ao aspecto financeiro de retorno imediato, temos mais problemas, você não acha?

—- Sugestão musical: Tubarões Voadores (1984), de Arrigo Barnabé

—- SE VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO E QUISER RECEBER MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE NESTE LINK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close