Sites arqueológicos: alguém vai encontrar os seus vestígios na rede

A Arqueologia é a ciência que, utilizando processos como coleta e escavação, estuda os costumes e culturas dos povos antigos através do material (fósseis, artefatos, monumentos etc.) e o que restou da vida destes povos.

A Arqueologia digital (da Internet) já foi inventada. Os sites/sítios arqueológicos são copias de sites e repositórios de arquivos e materiais que não estão mais ativos, ou que ainda existem, e neste caso, mostram como eram no passado ou como foram evoluindo com o tempo. Assim como a arqueologia tradicional, por meio dos sites arqueológicos você conhece os costumes antigos de povos que viveram a até 25 anos atrás (!!), época em que surgiu a Internet; o que faziam, o que pesquisavam, o que pensavam, etc.

Como funciona

O sistema web.archive.org funciona basicamente fazendo copias de forma sistemática de áreas aleatórias da Internet. Quase sempre as copias são das interfaces de sites, com alguma ramificação.

A busca no sistema é organizada por intervalos de tempo, você procura digitando diretamente o endereço que quer resgatar. Digite o endereço, selecione o ano, mês e a data da copia entre as disponíveis……pronto, o sistema mostra a interface e o horário exato da copia. Veja abaixo o volume de registros, ano a ano, do portal UOL.COM.BR

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Este serviço é gratuito e suficiente para dar uma ideia do que empresas e pessoas publicavam anos atrás.

Um olhar mais específico para além da simples curiosidade permite ver como a Internet vem interferindo na cultura como um todo. Permite saber como evoluíram as pesquisas e a legislação na área ambiental, que pesquisas eram destaque nas universidades públicas na década passada, como era retrado o futebol feminino, que series na TV faziam sucesso, etc

Você ainda acredita em alguma forma de privacidade na rede? Então é bom lembrar que corre riscos agora. Pode (e deve ) haver outros serviços tal qual o ARCHIVE que ainda desconhecemos, ou talvez wikileaks pessoais com sistemas de mineração de dados voltados para vasculhar o passado das pessoas na rede e que algum dia poderão nos atormentar…

Nem todo mundo está atento para o fato de que a memória da Internet pode destruir carreiras porque quase nada do que se publica é realmente apagado.

Um motivo para experimentar o ARCHIVE.ORG entre os tecnófilos antigos: a chance de resgatar o primeiro site que você fez direto em HTML.

Projete as possibilidades da arqueologia digital centenas de anos à frente e pense se haveria uma forma melhor de conhecer como era a nossa sociedade de hoje ! Ou então imagine seus descendentes do século XXIII tentando ressuscitar você. Ou não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close