
Recentemente tive a oportunidade de estar com professores de uma universidade particular de Campinas para conversar sobre TBL, o modelo de aprendizagem ativa voltado para o trabalho em equipe.
Para quem não conhece, via TBL, tanto o trabalho do professor quanto do aluno são muito mais desafiadores. O aluno não consegue se esconder por trás dos esforços dos colegas e o professor não consegue se esconder por trás dos slides de um assunto que ele não domine de verdade. De alguma forma, o TBL resgata valores essenciais ao ensino-aprendizagem entre eles: o professor ter que preparar a aula, conhecer os alunos individualmente (e como se comporta em grupo), saber avaliar de forma processual e dar feedback adequado; do lado do aluno, este tem que estudar sem pensar unicamente nas provas mas sim em como conseguir aplicar os conceitos na prática, a fim de resolver problemas que sejam significativos. Se não consegue ou não se prepara para a atividade prática, corre o risco de constranger a si e aos outros. É avaliado pelos colegas o tempo todo!
O modelo resgata a importância da comunicação olho-no-olho.
No ensino primário, as professoras sabem os nomes do alunos, parece inocente mas só isso já faz enorme diferença!
Como toda boa invenção, você lê sobre TBL e pensa como professor: _Como é que eu não fiz algo parecido antes?
Os slides da oficina estão abaixo… presumo que seja um bom ponto de partida.
https://www.linkedin.com/pulse/team-based-learning-tbl-aprendizagem-ativa-que-valoriza-barbosa/
Bem-vindo ao TBL!