IHC, UX, DI…o que temos com isso?

Os antigos aparelhos de som tinham paineis iluminados e botões metálicos que eram interessantes de interagir fisicamente. Ninguém pensava em controle-remoto porque a graça estava em girar, apertar, deslizar os botões. De alguma forma, cada aparelho era uma peça de design que enfeitava a sala. Aparelhos de som serviam para ouvir som com alta qualidade e sofisticar o ambiente com um design diferenciado. Isso bastava.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todos os utensílios domésticos com botões tinham funções bem definidas, como uma batedeira, um fogão e liquidificador. Até que chegou o computador.

O computador, uma máquina abstrata e adaptável a múltiplas funções, passou a ter os botões desenhados na tela. Assim, dependendo de cada aplicação, os botões poderiam variar de forma, cor, tamanho, etc. Mas cada botão fazia uma coisa diferente, dependendo do software. Então a aparência dos botões tinha que combinar com suas funcionalidades e com a navegação pelo programa e por outros programas.

Equipamentos cada vez mais poderosos ampliaram os desafios de resolver a “interface” – os menus de opções ficaram grandes e complicados demais para caber ao mesmo tempo em telas cada vez menores. Em celulares, tantas possibilidades transformaram a organização das telas e da informação contida nelas, em uma área de investigação e de desenvolvimento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Sob o risco de se perder/ganhar muito dinheiro, era preciso apoiar quem usa o equipamento naquilo que deseja fazer. Mas as pessoas erram, mudam de ideia. Tem expectativas diferentes e são elas mesmas diferentes uma das outras, em função da idade, cultura, experiências, etc. Não é simples saber o que elas querem fazer ou ajudá-las em como fazer algo que não sabemos o que é. Modelos e técnicas começaram a misturar abertamente fatores humanos e tecnológicos.

Ao conjunto de design+interface+pessoas, deu-se o nome de interação ou, melhor, de interação homem-computador (IHC).

A IHC é uma disciplina que reúne uma serie de outras disciplinas, misturando tecnologia com os fatores humanos no uso da tecnologia. Recentemente, novos modelos foram incorporados e a sigla IHC foi dando lugar a outras siglas mais abrangentes tais como:

DI – Design de Interação

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E também à User Experience (UX)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No fundo, o esforço de muitos pesquisadores e desenvolvedores é tornar o uso dos sistemas tecnológicos tão simples quanto possível, apesar da concentração crescente de funcionalidades.

Uma das ideias mais curiosas sobre tecnologia é um paradoxo: quanto mais recursos um equipamento possui para facilitar a vida do usuário, mais difícil será operar o próprio equipamento.

Os desafios de usabilidade crescem na mesma proporção em que a tecnologia se desenvolve!

Agora a Internet das Coisas promete aproximar tecnologia avançada de interação com os utensílios mais banais. Geladeiras que reclamarão quando os tomates estiverem acabando e irão solicitar automaticamente a reposição do produto, por exemplo.

Em breve iremos conversar com a maçaneta da porta, conforme previram Nicholas Negroponte, Lewis Carroll e Walt Disney…um mundo novo, cheio de oportunidades e desafios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estamos preparados? Já pensou sobre isso?

Se você leu até aqui, antes de estudar qualquer tecnologia nesta área, eu recomendo o livro de Don Norman, The Design of Everyday Things, é aqui que a discussâo toda comeca. É sensacional!

Estudando a serio obras deste tipo, poderemos melhorar muito o painel das máquinas de lavar-roupa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close