
Depois de décadas de uso dos slides estáticos do PowerPoint, o uso de alguns aplicativos podem transformar uma apresentação de aula ou de negócios em uma experiência criativa e engajadora.
Os aplicativos de apresentação interativa trazem frescor a uma apresentação e merecem ser testados pelos profissionais de qualquer área e, sobretudo, pelos professores. Usando tais recursos, em lugar da aula competir com o celular, os alunos usam o celular como meio para ajudar a desenvolver um tema que o professor apresenta.
As perguntas são criadas previamente e no momento da apresentação/aula, todos são convidados a responder, e isso sem serem identificados. As respostas aparecem de imediato na forma de um gráfico (pode ser de diferentes tipos) para que todos vejam…pode haver várias perguntas em sequência ou uma única pergunta. As perguntas podem ser fechadas ou abertas. Podem ser avaliadas, reunidas e enviadas por email, etc. É possível usar de muitas formas, por exemplo:
- no início do curso para conhecer expectativas das pessoas em relação a uma aula/disciplina;
- para avaliar a percepção das pessoas sobre uma palestra, oficina, aula que já aconteceu;
- para usar como diagnóstico de aprendizado com resultado em tempo real para algum tópico em estudo (neste caso as perguntas podem ser de múltipla escolha, abertas, com seleção de imagens, etc.);
- brincar com a turma e descontrair em algum momento.
O debate em sala de aula pode vir na sequência ou seguir com base nas respostas das questões que vão sendo colocadas…o professor/apresentador minimamente atento pode conhecer seu público e o resultado de seu trabalho rapidamente (mas precisa saber correr o risco de descobrir que não está agradando…).
Fiz um pequeno vídeo que mostra como criar questões usando a ferramenta Mentimeter, que é a que eu conheço, mas existem outras ferramentas, talvez melhores. Apresento como criar questões fechadas e abertas, entre elas, finalmente, como gerar “nuvem de palavras”.
Nas experiências que fiz com nuvens de palavras, as pessoas se engajaram de forma surpreendente, e o celular, pela primeira vez, ajudou em vez de atrapalhar.
Experimente!
Vídeo com menos de 3 minutos abaixo para você começar a usar animações
Bom trabalho!
Muito bom aplicativo faço uso dele em minhas aulas. Parabéns pelo conteúdo.
CurtirCurtir