Uma ideia na cabeça e alguém para desenvolver: crie o app que você precisa

Com a universalização das tecnologias digitais, existe um novo tipo de serviço que está crescendo silenciosamente: o desenvolvimento de aplicativos sob encomenda fora do âmbito das empresas.

O aplicativo que se busca pode ser de muitos tipos: para apoiar o trabalho de uma fonoaudióloga no consultório; um jogo concebido por uma mãe/professora para ajudar na alfabetização dos seu filho/ alunos; um app para testar penteados em um salão de cabeleireiro; um sistema para otimizar um processo baseado em planilha, etc. Podemos chamar isso de alguma nova forma de empreendedorismo digital.

Uma boa ideia vira um aplicativo, mas como?

Do lado do desenvolvedor pode-se trabalhar agora em esquema freelancer e, possivelmente, e se for bom e rápido, receberá mais como programador autônomo do que como colaborador contratado em uma empresa. Basta que encontre pessoas que tenham ideias de novos negocios envolvendo sistemas de informação ou aplicativos, e que tenham interesse e condições de investir.

Quem encomenda o novo app acredita na ideia, não importa se é ou não da área de tecnologia (como nos exemplos acima, pode ser um fonoaudiólogo, professora, cabeleireiro, funcionário…), chamarei aqui esse personagem de investidor.

A questão complicada é como as partes (desenvolvedor x investidor) irão se entender sobre o que fazer, quanto tempo isso levará e quanto será pago/recebido.

Um app não é fácil de encomendar como uma roupa na costureira que você mede, escolhe o tecido, o modelo e manda fazer.

Um software, ainda que simples, é um trabalho que gera um produto abstrato, difícil de elucidar, a priori. Provavelmente, meses depois de iniciado, o trabalho sairá mais caro e o resultado ficará pior do que o imaginado. Um contrato celebrando o compromisso entre as partes pode ajudar mas isso não resolverá a questão, por si mesmo. Afinal, como estipular as funcionalidades de um aplicativo sem expressar claramente o que está sendo demandado?

A área de extração de requisitos sempre foi um dos gargalos do desenvolvimento de software. Isso agora pode virar um desafio para o o cidadão comum.

Vale a pergunta, sem ironia: “_Entendeu o que eu preciso ou quer que eu desenhe ?

A ideia para facilitar aqui é desenhar as telas dos aplicativos de forma a comunicar melhor o que se pretende que o aplicativo faça. Sugiro três alternativas: ferramenta de mapas mentais, ferramenta para desenhar telas e, para quem for mais avançado em design e tiver mais paciência, criar direto telas com design e que tenham navegabilidade. Tudo isso apenas para facilitar o diálogo desenvolvedor x investidor.

(1) Mapas mentais: MINDMEISTER: https://www.mindmeister.com/

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além dos famosos desenhos com blocos do mapas mentais que dão asas à imaginação e arrumam a casa das ideias, algumas das vantagens do MindMeister incluem surpreendentes recursos de gerenciamento de projetos, tais como:

  • Atribuir tarefas a colaboradores
  • Definir datas iniciais e finais
  • Estabelecer prioridades
  • Indicar o progresso e a conclusão de tarefas

(2) Prototipador de telas BALSAMIQ: https://balsamiq.com/wireframes/

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A ideia do BALSAMIQ é criar as telas de forma rápida, mais voltado para as funcionalidades do aplicativo. A ferramenta reproduz a experiência de rascunhar em papel como devem ser as telas, só que usando o computador. Tem foco na estrutura e no conteúdo, evitando discussões de cores e outros detalhes que deveriam vir mais tarde no processo de desenvolvimento. É um esquematizador de ideias que ajuda a encontrar soluções!

(3) Desenvolvimento das telas e navegabilidade FIGMA: https://www.figma.com/login

Diferente do BALSAMIQ, o FIGMA é um prototipador masi voltado para o resultado, talvez indicado ao investidor que queira participar do design ou a quem desenvolve começando pelo design. Abaixo você vê como as telas do futuro aplicativo navegam entre si e abaixo desta, uma tela que imita como ficará depois de implementado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma grande vantagem do FIGMA é que ele permite ao investidor acompanhar o desenvolvedor trabalhando em tempo real por meio de compartilhamento de tela. Poder acompanhar o desenvolvimento da interface diretamente na tela do designer poderá economizar tempo precioso de conversa!

Com estas ferramentas fica mais fácil desenvolver e investir na produção de aplicativos que nos ajudem a resolver os seus problemas e de outras pessoas. É começar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close