Tablets, celulares e atraso na aquisição da linguagem

Historia real (você vê parecida todos os dias):

Em uma reunião familiar, uma convidada aparece com o filho pequeno, ele tem cinco anos e carrega um tablet. A criança, embora saudável, quase não interage, fica com os olhos vidrados no tablet, está hipnotizada, alheia às pessoas ao redor. Vejo a mesma cena se repetir em diferentes ambientes públicos com algumas variações e é sempre assim: celulares-tablets-mãe-pai-criança-letargia.

Não represento a voz dos anti-tecnologia, ao contrário. Acredito no aprendizado colaborativo, ensino híbrido, reforma dos currículos, em aspectos educacionais em que a tecnologia pode ajudar muito. Trabalho ajudando a formar profissionais na área de tecnologia. Mas quando vejo cenas como esta, de crianças sendo condicionadas a interagir só com o tablet/celular e não com o mundo, penso nas consequências do atraso no desenvolvimento delas, por desinformação dos pais…e isso é muito perturbador.

É de assustar a confiança que os pais depositam na interferência das tecnologias digitais na criação dos filhos, fora da escola. Muitas vezes pagam fortunas para manter os filhos nas melhores escolas e depois financiam a desaprendizagem em casa. Esta é uma longa discussão cujo tema quero apenas arranhar aqui.

Teríamos mais chance de sucesso com a tecnologia no desenvolvimento de crianças, se reconhecêssemos o que não está funcionando.

O aprendizado por telas usando celulares, tablets e computadores, certamente traz alguma forma de inteligência espacial, de melhoria de reflexos, rapidez, capacidade de tomar decisões…não duvido: mas tais habilidades valem alguma coisa sem inteligência verbal ?

Há nítida relação entre desenvolvimento de uma criança e a linguagem a que ela está exposta! Alias, a relação entre pensamento e linguagem é tema clássico da literatura educacional. Ver [3].

A evolução nos diz, por exemplo, que um dia o homem começou a falar e essa é a grande diferença entre o ser humano e os animais.

O linguista e autor Mark Bauerlein apresenta argumentos interessantes sobre o prejuízo de trocar a conversação ou a leitura de livros por celulares, tablets e tv. Traz pesquisas que comparam o tipo de vocabulário utilizado em livros, programas infantis, conversas entre crianças, entre adultos, em jogos online, etc. Segundo Baurlein, o vocabulário de um livro infantil é de 4 a 8 vezes mais rico do que de um desenho típico na TV, considerando livros e programas para crianças de uma mesma faixa etária.

Tanta TV, Internet e outras telas inibem o pensamento e enfraquecem a compreensão do que está previsto nos currículos (em princípio, aquilo que as pessoas deveriam aprender para ter uma boa formação) e gera dificuldades na escola.

Com vocabulário pobre, é mais difícil acompanhar a escola: uma criança do quinto ano não consegue entender o vocabulário que está nos livros do quinto ano.

Em outras palavras, a exposição ao conteúdo de tablets e celulares por crianças pequenas beira o antieducacional !

Comentário final. Este texto foi postado pela primeira vez em fevereiro de 2019, pesquisas na mesma linha, de que tablets e celulares prejudicam o desenvolvimento infantil, continuam a aparecer…incrível como não sejam divulgadas.

—-

[1] BAUERLEIN, M. The Dumbest Generation: how the digital age stupefies young american and jeopardizes our future. New York, Penguim: 2009.

[2] < https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/04/estudo-diz-que-contato-visual-com-telas-pode-prejudicar-cerebro-de-criancas.htm >

[3] < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/pensamento-e-linguagem/22883 >

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