Sucesso de cursos online depende de Usabilidade

Padrão “F” associado a áreas mais vistas quando estamos diante da tela do computador

Para além dos clichês de que o jovem não consegue concentrar a atenção em um só assunto ou de que não gosta de ler, estudos sobre Usabilidade ampliam a discussão e oportunidades. Poderiam ser levados mais a serio por quem organiza e coordena cursos EAD ou por quem prepara materiais didáticos online.

O que é Usabilidade

Usabilidade é a capacidade de um sistema interativo de software de oferecer a seus usuários, em um contexto específico de operação, a realização de tarefas que ele deseja realizar, de maneira eficaz, eficiente e agradável. Uma aplicação em sites da Internet, é que ele deveria ser simples, sem ser tedioso.

“Ser tedioso é o beijo da morte em seu site”, diz Jakob Nielsen.

Os serviços da Google e Facebook se alimentam continuamente de pesquisas sobre Usabilidade. Experimente fechar sua conta do Facebook, por exemplo…

Voltando-se um pouco para a área de cognição, estudos de Usabilidade apontam que apenas 16% lêem um texto inteiro na tela do computador. Ver [1]. Publicar um texto em .PDF afugenta o estudante da própria leitura, mesmo que se aplique efeitos visuais interessantes, tais como o de virar páginas imitando um livro. Não funciona! Ver [2]

Ler em telas é diferente de ler em papel porque o papel reflete luz, ao passo que telas emitem luz. Então é fisicamente desconfortável olhar uma tela por muito tempo. Daí o sucesso de dispositivos de leitura tais como Kindle e outros, de baixa emissão de luz.

Sugestões mínimas de Usabilidade na Internet

Os pesquisadores Jakob Nielsen e Don Norman, referências obrigatórias em estudos sobre Usabilidade na Internet (ver [2]), apontam que existe um certo padrão de leitura em telas de computador. Por meio de um dispositivo acoplado aos olhos do usuário, mapearam as áreas em que a pessoa olha por mais tempo na tela e quais caminhos ela faz com os olhos quando procura informação de um ponto a outro. Daí vem o efeito “F” : as pessoas lêem da esquerda para direita, do alto para baixo e quanto mais se desce na tela, menos lêem. Com isso o lado direito inferior da tela é o menos visualizado. Na prática, em sites de vendas, por exemplo, as promoções não deveriam aparecer do lado direito inferior da tela – quase ninguém olhará para essa área!

Algumas regras genéricas de Usabilidade

Na Internet, segundo as regras de Nielsen, busca-se familiaridadesimplicidade e visibilidade.

(1) FAMILIARIDADE. Não faça de seu site algo diferente do que acontece com os sites com que os alunos já estão acostumados.

(2) SIMPLICIDADE. Cada parágrafo deveria conter só uma ideia, vocabulário deve ser simples, etc.

(3) VISIBILIDADE. Use palavras que facilitem a rastreabilidade por mecanismos de busca. Aqui o uso é mais aplicável à propaganda dos cursos do que aos conteúdos dos cursos em si.

Aliás, as regras acima (existem muitas outras, mais específicas) servem para aumentar o fluxo de visitas e deixar as pessoas com algum interesse no site. Muitas vezes, o que queremos que os alunos aprendam em cursos tem pouco a ver com Simplicidade, Familiaridade ou Visibilidade; os autores estão se referindo à forma como a informação é apresentada.

Uso do Celular muda tudo

Cada vez mais, as pessoas tendem a acessar a Internet via celular, para o trabalho, lazer e estudos, e isso muda o alcance das regras acima…o hábito mental de ficar toda hora olhando no celular deveria ser considerado.

Alunos estudam na tela do computador ou no celular? Quantas palavras cabem na tela de um celular? Vale o efeito F na tela de um celular?

É necessário pesquisar mais sobre Usabilidade à medida que os hábitos mentais das pessoas se modificam e há vasta literatura sobre isso. Ver [3].

O fato é que usar arquivos .PDF (o que mais vemos em cursos EAD) representa a contramão da Usabilidade aplicada à cognição/educação !

[1] < https://www.youtube.com/watch?v=0vbMWDtc4ms >

[2] < https://www.nngroup.com/ >

[3] < https://userbrain.net/blog/free-ebooks-on-usability-user-experience-ui-and-more >

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