Mais do que transmitir aulas online, as escolas deveriam pensar nos alunos

Falo de crianças e adolescentes. As empresas de educação online mais inovadoras e bem-sucedidas do mundo, tem uma taxa de compressão de duração de aulas de 1 para 12. Isto é, se uma aula tradicional tem 60 minutos de duração, a aula gravada para o mesmo conteúdo dura cerca de 5 minutos (obviamente uma serie de atividades compensam a diferença). Por que isso acontece? Por que se sabe que não adianta transmitir/ gravar aulas presenciais e disponibilizar para os alunos – isso resolve o problema da escola e talvez do professor mas não do aluno. Neste momento de crise, em lugar de correr para transmitir/ gravar aulas ao vivo, as escolas deveriam planejar pedagogicamente o que fazer. A forma como começam a lidar com a crise deixa nítido que as escolas são centros de ensino e não de aprendizagem.

O momento é o de aplicar metodologias ativas que engajem os alunos a trabalhar em equipe, cada aluno de sua casa. Isso passa por considerar PBL, TBL, WebQuests, aprendizado por pesquisa e projetos, enfim…e a montagem de comunidades online realmente produtivas.

Professores precisam criar desafios interessantes e atuar para o desenvolvimento de suas comunidades de aprendizagem.

Foruns com suporte do professor são muito mais importantes neste momento do que a gravação de aulas arrastadas, pobremente produzidas conforme veremos, por melhor que sejam as intenções.

Você assistiria 4 horas de aulas em vídeo por dia?

A hora é de pensar mais no aprendizado e menos no ensino e colocar na mesa e nas telas, as metodologias ativas de aprendizagem.

Economizemos tempo e energia, precisamos pensar nos alunos !

Um exemplo…uma ferramenta para criar foruns. É simples e gratuita e poderia ajudar a viabilizar a comunicação e a reflexão conjunta na resolução de desafios e problemas colocados pelos professores.

https://www.linkedin.com/posts/ronaldo-barbosa_criar-um-f%C3%B3rum-gr%C3%A1tis-forumeiroscom-activity-6457584392322707456-7Wmk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close