A mudança forçada na educação

Vivemos hoje a bizarra mistura da serie Walking Dead com o romance Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques. Se você leu o livro do colombiano deve estar mais preparado para enfrentar os dias de hoje, e, talvez mais ainda, se leu Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. A literatura também serve para isso (talvez a arte, de forma geral): serve para viver o impossível e caso o que parecia impossível virar realidade, a literatura vai deixá-lo(a) muito mais seguro (a).

E, claro, não dá para ignorar inúmeras músicas de fim do mundo, a mais óbvia, clássico de Raul Seixas:

E o aluno não saiu para estudar. Pois sabia o professor também não tava lá. E o professor não saiu pra lecionar. Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar.

E a escola parou. Em uma derrapada histórica no ensino presencial tradicional, as escolas viram-se obrigadas a experimentar, de um dia para o outro, novos formatos de funcionamento.

O mais emblemático está ocorrendo no ensino médio.

Colegios particulares de grandes redes de ensino tiveram suas máquinas de fazer salsicha educacional repentinamente paralizadas. A primeira iniciativa foi, a todo custo, transmitir aulas online reproduzindo o modelo presencial inutilizado.

Dessa forma o EAD entrou em cena da pior forma possível. Em dez dias, muitos colegios já desistiram ou estão desistindo desta opção: a logística louca até que funciona por um tempo mas não`se sustenta quando há muitas aulas e disciplinas e os professores vão deixando de sair de suas casas para irem gravar aulas. Assim, o vestibular vai deixando de ser prioridade máxima porque os conteúdos não poderão ser cumpridos da mesma forma!

O problema passou a ser como dar uma resposta aos pais de que a escola continua viva e funcional, só que de um jeito diferente.

Ensino/aprendizagem por projetos online

As escolas mais ousadas que conheço, de nível infantil a médio, estão trocando a preocupação em cumprir conteúdos, pelo planejamento de projetos interdisciplinares que possam ser executados à distância com as pessoas em suas casas.

Quando as pessoas estão confinadas como agora, as oportunidades de se trabalhar determinados valores humanos por meio de projetos é única. Podem envolver histórias de vida, contação de histórias, linhas do tempo, origem dos nomes…as pessoas de uma mesma família tem a chance de tornaram-se mais…família. E a escola pode ajudar neste processo, como nunca.

A casa é a máquina de morar, dizia o arquiteto Le Corbusier.

Temos muito o que fazer olhando com atenção para esta máquina de morar: como se organiza, seus utensílios domésticos, seus espaços, a volumetria dos móveis, a química da cozinha…muita coisa pode ser pensada dentro de uma casa com viés de aprendizagem em todos os níveis de ensino.

Evidentemente o aprendizado por projetos e ou pesquisa depende de interdisciplinaridade, uma abordagem e uma prática muito complexa que, praticamente, nenhum professor está preparado para planejar e executar. Só que agora é diferente: é o caminho que restou e este caminho torna-se possível se os professores quiserem e tiverem o apoio da escola. As tecnologias vem em segundo plano, como aliadas e são ferramentas imprescindíveis.

Logicamente, a paralização vai acabar, sairemos de nossas casas e a vida voltará ao normal.

Mas a experiência que podemos viver agora, por meio de projetos interdisciplinares online, é capaz de mudar o mindset de quem faz educação, e para melhor…mas de qualquer modo, o que estamos vivendo agora, no mínimo, deixará marcas na educação para sempre !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close