Perda de conteúdos escolares? Ouça Rubem Alves!

Um educador brasileiro que merecia ser revisitado nestes de tempos de afastamento social é Rubem Alves. Empenhou-se em discutir assuntos e temas muito complexos, foi da filosofia à ciência, da filosofia da ciência à história da ciência, sem deixar de fora a teologia. Tinha sido pastor mas era um educador, dos grandes. Pensador original, conseguiu escrever sobre temas complexos sem academicismos: um discurso direto, aparentemente simples, com idas e vindas e imagens interessantes capazes de conquistar a maior parte dos leitores (porém nem todos). Durante muito tempo achei-o piegas, conformista e otimista demais. Hoje revisitando um pouco das suas ideias, vejo que fui injusto – é como julgar a obra de Drummond só pelas últimas crônicas que escreveu para os jornais.

Ouvi falar a primeira vez dele muito tempo atrás quando estava no cursinho e um professor falou em aula sobre o livro Filosofia da Ciência. Hoje nestes tempos de afastamento social, por conta de necessidade, andei revisitando a obra de Rubem Alves.

Considerado utópico, Rubem Alves foi duramente criticado pelos educadores “hard”.

Muito do que ele diz merecia ser aproveitado nestes tempos em que vivemos. Enquanto pais e educadores choram a perda inevitável de conteúdos escolares por falta de aulas, Rubem Alves criticava habitualmente a escola tradicional e dizia que o importante era aprender, condição inerente ao ser humano.

Se estivesse vivo, um webinar hoje com Rubem Alves seria avassalador.

Fiz aqui minha breve play-list com depoimentos em vídeo de Rubem Alves, em ordem de complexidade. Tomara que você possa assistir alguns deles.

Se você assistir, verá que Rubem Alves daria muitas sugestões para estes dias e, mais do que isso, forneceria um belo lastro às mudanças inevitáveis que se avizinham em educação.

Em tempo, divertido embate intelectual entre Rubem Alves e Darcy Ribeiro:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close