5 mitos sobre aprendizagem e desenvolvimento

Os estudos de mitologia comparada são belíssimos. Você aprende que existe uma raiz comum a todas as culturas e religiões. Aprende que as grandes questões do ser humano são ancestrais: o que somos, porque somos, o que buscamos…Não importa a época ou o lugar, geração após geração a humanidade volta-se a estas mesmas questões por meio de símbolos e narrativas de diferentes mitologias. Ver [1].

Mas na linguagem do dia a dia, usamos a palavra “mito” em um sentido mais simples. Como sinônimo de mentira, ora quando nos referimos a uma super celebridade que de tão celebridade, não coube em si e virou “mito”.

Os mitos (no sentido de não ideias não verdadeiras) aparecem e desaparecem com certa regularidade. Mas alguns se fixam em algumas áreas, são repetidos à exaustão até virarem “verdade”, sem carregarem simbolismo algum e sem que se saiba de onde surgiu.

Apresento aqui alguns mitos difundidos em escolas e empresas. Existem muitos outros mas vou ficar apenas em cinco deles:

#1 Mito: Só aproveitamos 10% do nosso cérebro

Descrição do mito: o próprio.

Porque é um mito: o cérebro ocupa de 2 a 3% do peso do nosso corpo, mas consome 20% do oxigênio que respiramos. Em termos evolutivos, fica difícil acreditar que a natureza teria projetado um órgão para ser tão subutilizado.

Observação: porcentagem por porcentagem, só 6% dos neurocientistas acreditam neste mito. Ver [5].

#2 Mito: Estilos de aprendizagem e os valores 70% – 20% – 10%

Descrição do mito: aprendemos muito mais tendo experiências próprias, depois compartilhando experiências com os outros, e depois, no mínimo, fazendo cursos formais.

Porque é um mito: o mito está nas porcentagens…de onde vieram? Não há evidências! O que importa é saber pensar, de uma forma ou de outra. Ver[4].

#3 Mito: Estilos de aprendizagem: [fazer/ ver/ ouvir ]

O que diz o mito: é parecido com o anterior mas este mito pergunta: _Qual o seu estilo de aprendizagem? Algumas pessoas aprendem melhor por meios visuais, outras escutando, outras fazendo…

Porque é um mito: existem dezenas de outros estilos que podem ser apresentados, ainda não se provou que uma pessoa seja de um ou de outro estilo. É fato que algumas pessoas se lembram mais do que ouviram e outras se lembram mais do que viram, mas essa é outra discussão. Ver [3] e [4].

#4 Mito: Pirâmide do Aprendizado

Descrição do mito: (ver figura)

Porque é um mito: como você pode ensinar o que não sabe…também ninguém sabe de onde veio essa pirâmide, o órgão que se diz autor da pesquisa (NTL – National Training Laboratories), alega que perdeu os dados da pesquisa. A figura é baseada em outra figura voltada para o acúmulo de experiências, do autor Edgar Dale, de 1946. A figura original não tinha porcentagens. As porcentagens que aparecem foram inventadas, assim como a relação com métodos ativo/passivo que alguém quis juntar à figura. Ver [3] e [4].

(5) Mito da pirâmide de Maslow

Este é um mito campeão!

O que diz o mito: a interpretação é que existe uma escala de necessidades humanas que é atendida da base até o topo, conforme a descrição da figura. 

Porque é um mito: existem várias pirâmides diferentes referenciadas como pirâmides de Maslow, o que indica que ninguém conhece bem a teoria, com diferentes faixas e atribuições. O psicólogo Abraham Maslow nunca disse que a base era a mais importante do que o topo, ele fez muitas outras figuras também além desta. Passados vinte anos da publicação, Maslow publicou outro artigo dizendo-se surpreso por não ter sido questionado até então, uma vez que ele próprio considerava que a figura estava errada. Parece que não queria ser lembrado por essa figura tão mal interpretada. Para adotar este mito precisa ir além da figura…Ver [3], [4] e [5].

Conclusões

Uma imagem pode convencer. Sem base científica, certas “verdades” são somente mitos. Você pode dizer que temos cientistas de um lado e do outro, aqueles que afirmam que existem inteligências múltiplas ou inteligência emocional e outros, no extremo oposto, que dizem que não, não existem. Mas você pode dizer também que existem estudos reais e uma ciência real.

Se não há verdade pelo menos deve haver uma ciência verdadeira. Então nos remetemos ao que é ciência e ao que é método científico… aí se pode fazer outras considerações e olhar para o passado.

O açúcar já foi o vilão número 1 da saúde, hoje deixou de ser.

Exigir alguma base não está errado, buscar evidências é necessário. A ideia aqui foi apenas mostrar que imagens convencem e fortalecem certo tipo de cegueira.

A pandemia está criando novos mitos educacionais e exterminando outros tantos, deveríamos nos preparar para o que vem por aí na nova mitologia educacional !

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Referências:

[1] < https://www.youtube.com/watch?v=kFzT03JL9X0 >

[2] < https://br.pinterest.com/pin/738449670122305824/ >

[3] < https://www.youtube.com/watch?v=E7qthFaegy0 >

[4] Livro: Urban Myths about Learning and Education – de Pedro de Bruyckere

[5] < https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1094203.pdf >

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