Inovação e o maquinário das laranjas

O filme Os Duelistas (1977, dir. Ridley Scott) conta a historia de dois militares do século XIX que passam a vida tentando eliminar um ao outro. Eles duelam várias vezes em contextos diferentes. O filme é excelente (ver [1]), derivado do romance de Joseph Conrad que se inspirou em uma notícia de jornal. Lembrei do filme por causa das laranjas. Antes de cada duelo, um dos personagens descascava calmamente e comia uma laranja. Podia ser a última.

Laranja remete à vitamina C. E na Ciência, sabe-se há muito tempo a importância da vitamina C.

Linus Pauling [1991-1994] foi um grande cientista e a única personalidade a receber dois Prêmio Nobel não compartilhados. Foi um entusiasta do uso da vitamina C, portanto do consumo de laranjas.

Pode-se inclusive acender lâmpadas com casca de limões/laranjas. Ver [2].

Quase ninguém quer mais descascar laranjas

Li recentemente que caiu no mundo o consumo de laranjas. Ou melhor, está caindo no mundo o hábito de consumir laranjas in natura, parece que ninguém mais quer descascar. As pessoas preferem muito mais comprar o suco de caixinha, do que comprar a fruta.

E tem um outro lado. Ninguém gosta de comer laranja em público, parece que pega meio mal socialmente…quer transgredir? Saque uma laranja.

Descascar laranjas e comer em público virou sinal de transgressão social.

A laranja em si é uma fruta meio blindada, não dá para morder como uma maçã e você não consegue abrir com as mãos. Se enfiar os dentes vai queimar a boca…demora relativamente muito para poder começar a comer e dá certo trabalho. Portanto, lidar melhor com o consumo de laranjas é dor antiga. Essa dor antiga levou e ainda leva a diferentes inovações.

A evolução das máquinas de cortar/espremer laranjas conta uma história de inovação

Veja abaixo algumas máquinas caseiras de cortar e espremer laranjas:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Figuras 1 e 2: não li nada sobre isso mas considero que as laranjas de antigamente eram mais duras e ainda mais difíceis de cortar. Figura 3: furadeira adaptada corta laranjas em 4 segundos. Ver [3]. Figura 4: evolução das máquinas das figuras 1 e 2. Figura 5: maquininha útil e barata mas que fica longe de resolver (lembra quantas você já teve?). Figura 6: cortador/arrancador manual de cascas de laranja.

Olhando as figuras das máquinas de espremer/cortar laranja, concluímos:

i – Inovação está relacionada a resolver um problema: “a dor da laranja”

ii – Inovação é dar uma utilidade nova para algo que já existia antes: ver figura 3.

iii – Inovação pode ser, apenas pode ser, criar algo que não existia antes: ver figura 6.

iv – Inovação pode não ter nada a ver com tecnologias modernas ou complicadas: ver figura 6.

Finalmente…

A historia dos aparatos para espremer uma simples laranja ensina sobre inovação: inovação existe para resolver um problema; inovação não necessariamente é algo novo, pode ser algo velho com aproveitamento novo; o espírito de inovar não depende de tecnologias avançadas.

Toda essa volta foi para chegar neste ponto:

No campo da inovação educacional, não necessariamente entram tecnologias de ponta, realidade virtual, aumentada, inteligência artificial, etc. Um curso de matemática em que não existam provas pode ser uma tremenda inovação!

Agora ainda com relação à laranja, essa fruta tão bela (quantas frutas emprestam o nome a uma cor?) apreciada, saudável e com uma história tão desafiadora…merecia mais consideração social !

[1] < http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/acreano-adapta-furadeira-em-maquina-e-descasca-laranja-em-4-segundos.html >

[2] < https://www.youtube.com/watch?v=83Loz-mxNEQ >

[3] < http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/acreano-adapta-furadeira-em-maquina-e-descasca-laranja-em-4-segundos.html >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close