Novos modelos de ensino online: conheça o da UDEMY em cinco minutos

Conhecer e dominar novos ambientes de ensino representam uma chance para a sobrevivência dos bons professores presenciais. Mas por onde começar? Em qual modelo você se encaixa? Consegue propor um novo modelo?

Nas IES que conheci até hoje, nunca ouvi alguém dizer que precisava de um novo modelo pedagógico para seus cursos EAD. Mesmo que os alunos aprendessem pouco ou desistissem do curso (em geral as duas coisas estão associadas), o problema/solução estaria na divulgação do curso, nos alunos, não na qualidade ou no modelo adotado.

O modelo tradicional e ainda vigente quase sempre é assim (comunidade EAD, me desminta, por favor!): junte vídeos, textos e slides, em uma sequência repetitiva, de preferência um bloco desses elementos para cada “aula”. Depois cabe definir a duração da aula em vídeo e o número de páginas de leitura por aula. Copie de outras IES o que estão fazendo e vamos repetir…tipo 20 minutos por vídeo/aula e 10 páginas por texto/aula. Se for disciplina de graduação deve ter 10 “aulas”…Alguém criou isso e todos adotaram, então é bom adotar também. Crie um template de texto e de slides para encaixar tudo. Ha! E também tem a leitura obrigatória e a leitura complementar: fácil, só pegar do Google. Ferramenta de fórum é só para constar porque interação online, de verdade, beira o impossível. E está pronto o modelo/curso! Ia esquecendo, falta definir se o curso vai para o Moodle ou outro LMS pago…

Não posso dizer que esteja errado trabalhar assim mas é uma forma antiga, saturada, que reproduz o presencial e não interessa a muitos professores e alunos, apenas ainda a algumas IES.

Pesquisei outros modelos e investi um bom tempo estudando o modelo da plataforma UDEMY. Para conhecer o modelo você tem que cursar ou criar um curso e é o que estou fazendo. Estou aprendendo muito sobre aulas online com o pessoal da UDEMY. Mas o caminho é tortuoso e até árduo para quem, como eu, trabalhou muitos anos de acordo com a realidade que descrevi acima, vendo o presencial se repetir no EAD e participando dessa transposição.

O modelo UDEMY é sintonizado com o que existe de aprendizado autônomo por vídeo na Internet. Parte da premissa de que os alunos são impacientesquerem resultados rápidos e poderão se desligar do curso imediatamente na primeira oportunidade se o curso deixar de interessar por qualquer motivo. Apresento abaixo o modelo UDEMY filtrado por mim mas que pode ser um caminho para quem quer se aventurar na produção online de forma independente.

Essência de um curso UDEMY

Um curso UDEMY reúne, no máximo, 30 minutos de vídeo, e isso somando todos os vídeos do curso!! É dividido em seções, e cada seção é organizada em lectures. Uma lecture foi traduzida por aula, mas não é isso.

Aliás, é bom esquecer a ideia de aula, se você quiser montar cursos na plataforma UDEMY.

Uma lecture é onde você apresenta um conceito, mas um único conceito. Pode ser um vídeo, um texto ou mesmo um quiz (questionário). Em geral, uma seção tem até 5 lectures.

Na primeira seção do curso (seção é um bloco de lectures, lembra?), é importante que esteja claro o que aluno aprenderá e que exista alguma atividade preparatória. Se houver necessidade de instalação de softwares, é aqui que você deve explicar como fazer.

Ao final da seção, a última lecture deve conter uma recapitulação rápida ou um sumário, deve expor um senso de progresso para o aluno e uma transição para o próximo passo, que pode ser, inclusive, um próximo curso.

Bom lembrar que deve haver uma atividade prática por seção ! A atividade pode ser o preenchimento de um formulário, de uma planilha, a execução de um software, etc, deve ser algo engajador! O aluno não tem onde postar esta atividade porque, bom lembrar, o curso na UDEMY é, por padrão, assíncrono e sem tutoria.

A UDEMY, com o fim de evitar a desistência do curso (sempre altíssima em cursos online), propõe o que chama de Ganho Rápido.

Ganho Rápido: até a lecture 3, o aluno deve ter a sensação de que está valendo a pena fazer o curso. Em outras palavras, algo diferente tem que acontecer até ali!

A montagem e planejamento do curso devem estar preenchidas em uma outline do curso (planilha que detalha todo o planejamento) esclarecendo toda a estrutura do curso: quais seções e o que objetivam, quais lectures em cada seção e o formato delas, etc. Sempre a duração dos vídeos é ressaltada na outline. A outline é uma planilha cujo link você encontra na plataforma. Para mim, a outline é o roteiro detalhado do curso.

Alguns aspectos técnicos

A UDEMY recomenda que você use os equipamentos que já tem mas, se possível, invista em apenas em um item um pouco mais sofisticado: um ring de iluminação, um microfone um pouco melhor, um tripé decente. Ela sugere os softwares para gravar e editar, pagos e gratuitos.

Nessa primeira experiência em gravar um curso na UDEMY, aprendi que ajustar o som é mais difícil do que ajustar a iluminação ou mesmo a imagem do vídeo. E aí, vem uma curiosa solução:

Para obter uma boa qualidade de som, grave com o celular dentro de um carro com os vidros fechados. A cabine de um carro tem o efeito acústico de um estúdio de gravação!

Outros aspectos são importantes: venda do curso, divulgação, vídeo de promoção, etc.

Algo sensacional da plataforma é que você deve enviar um vídeo para aprovação técnica e ainda pode consultar técnicos da própria UDEMY, sem pagar nada.

Não vou me alongar muito mais por aqui, afinal, você pode ir direto na plataforma UDEMY e aprender tudo por lá, se estiver interessado.

Nesta minha primeira experiência de criar um curso, a luta é mais contra o excesso de ideias e a necessidade de simplificação que a plataforma exige. Herança do ensino presencial, de ter dado tantas aulas presenciais e de ainda terque me livrar de uma ideia conservadora de métodos de ensino.

PS: o post acima estava perdido nas gavetas…apenas o republiquei por achar mais pertinente agora do que era um ano atrás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close