Máquinas no lugar de professores? Bom começar a pensar !

A pior visão de futuro que já ouvi partiu do neurocientista Sidarta Ribeiro. Em entrevista ao programa Roda-Viva, em janeiro de 2020, ele disse que se não fizermos nada, em futuro não muito distante restará à maioria das pessoas tentar sobreviver remexendo na sujeira dos grandes lixões das cidades…sendo vigiados por robôs.

A desproporção entre empregos que estão evaporando em razão da tecnologia e os novos que surgem é dramática e poucos parecem preocupados com isso na área educacional.

A empresa Facebook tem um bilhão de usuários ativos e menos de 15.000 funcionários

Como evitar a total desvalorização do ser humano perante a tecnologia?

Computadores são máquinas excepcionais para buscar informação, comparar padrões e fazer cálculos de todo tipo. Repetem, repetem, repetem sem ficar cansadas.

As variáveis que utilizam são conhecidas e previsíveis por isso computadores não reclamam disso ou daquilo.

Agora as máquinas escrevem artigos, traduzem textos de um idioma a outro e interagem com consumidores. Traduzem o genoma dos seres vivos e escaneiam o universo em busca de vida. Fabricam carros e já começam a dirigi-los. Em breve farão cirurgias.

Se as máquinas substituirão jornalistas, motoristas, advogados, médicos e cientistas, faz sentido imaginar que possam substituir também os professores.

Falar sobre máquinas substituindo professores é um tremendo tabu, mas precisamos pensar sobre isso.

Tudo começou como um recurso que ia economizar tempo

A tecnologia entra para apressar o aprendizado e a expectativa sempre foi essa. Ter mais tempo para fazer outras coisas, revalorizar o trabalho criativo do professor, dar eficiência ao processo. Era o argumento de autores importantes da década de 1950 tais como John G. Kemeny (inventor da linguagem Basic) e B.F.Skinner (pai do instrucionismo digital).

Futurologia

Segundo Joseph A. Oun (ver [2]), destacado autor da área de formação de pessoas, educação e tecnologia, o que garantirá sobrevivência das gerações futuras no mundo do trabalho inclui três vertentes: (i) alfabetização em tecnologias digitais (IT Literacy), (ii) alfabetização em dados (Data literacy) e, (iii) habilidades humanas (Human literacy), estas não imitáveis por máquinas.

Dito de outro modo, segundo o autor, para não sermos superados por máquinas, é preciso conhecer bem o que as máquinas são capazes de fazer, não competir com elas e, ao mesmo tempo, conhecer o que as máquinas não são capazes de fazer. Com a capacidade de pensar e agir diferente das máquinas, tornamo-nos mais imunes à substituição por elas.

O que os professores fazem que máquinas não podem fazer?

Se você é professor e não sabe responder, está na fila da substituição. Se sabe responder, também pode estar. Que práticas você aplica que fomentam criatividade e flexibilidade mental? Esta talvez fosse a pergunta a se fazer.

Discutir sobre o papel dos professores no momento atual, o que podem fazer que as máquinas não conseguem…estudar como aproximar educação da tecnologia de forma não meramente instrucional deveria estar no topo da agenda das pessoas preocupadas com educação.

Dia 15 de Outubro é Dia do Professor. Instrucionismo faz com que a tecnologia substitua professores…

Que tal aproveitar o tempo livre e começar a pensar sobre isso?

[1] http://bestofweb.com.br/post/em-10-anos-professores-podem-ser-substituidos-por-robos-e-o-que-garante-especialista-na-area/

[2] Joseph Aoun: Higher education in the age of artificial intelligence

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close