Saber jejuar, saber esperar e saber pensar: inspiração em Sidarta para 2021

Ítalo Calvino, no livro de ensaios Por que ler os clássicos, definiu :

“Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: “Estou relendo…” e nunca ‘’Estou lendo…”

Dito de outra forma, o livro clássico sempre está vivo e tem algo a dizer, é uma fonte inesgotável, evolui na proporção de nossa capacidade de entendê-lo. Livros bons permanecem nos ensinando algo importante em nossas vidas para sempre.

SIDARTA, DE HERMAN HESSE

Para mim, a obra Sidarta, de Herman Hess, é exemplo poderoso de um livro clássico.

O livro conta a jornada do herói, do próprio Buda sem citá-lo, e de todos os heróis que ao atenderem um “chamado” , mergulham na escuridão para sair à luz do outro lado.

A saga geralmente começa com o personagem abandonando uma vida de repetição e conforto (mas incompleta) para atender a um “chamado” que é a aventura. A aventura está mais próxima da vida real. Ao atender o chamado mergulha na incerteza e no risco, vai se iluminando aos poucos até que passa a iluminar os outros. É a saga do herói, presente em todas as culturas e em todas as religiões.

Tema recorrente na mitologia e na cultura, está até em Guerra nas Estrelas, na figura do personagem Hans Solo.

A metáfora da jornada do herói significa, creio eu, que é a aventura e o risco que justificam a própria vida. Ou que é possível ver a luz, mas antes tem que se enfrentar a escuridão.

Li Sidarta na adolescência, na minha fase de descobrir a literatura. Não havia Internet, celulares ou series de tevê. Fazia-se uma coisa por vez, de forma mais devagar e com mais profundidade. Era possível entrar em sintonia com a cultura de outras formas. Para um adolescente típico nos dias de hoje, todas as facilidades tecnológicas viraram também barreiras e isso é muito difícil de lidar. Uma pena! Tema para outro post.

JEJUAR, ESPERAR, PENSAR

Uma das passagens fortes que nunca esqueço é quando Sidarta indica o que precisamos para atingir alguma forma de iluminação: precisamos Saber Jejuar, Saber Esperar, Saber Pensar.

Arriscando agora sobre o significado dessas expressões (mas essa interpretação muda com o tempo, lembra por que é uma obra clássica?)

Saber Esperar: excluir a ansiedade do rol das emoções cotidianas, confiar que as coisas darão certo no momento certo. Encarar com alguma serenidade a continuidade da crise que teremos em 2021.

Saber Jejuar: evitar a gula em todos os campos, não consumir ou acumular à toa, ter comedimento nas ações e aspirações, trocar o excesso e procurar a medida necessária das coisas. Talvez não precisemos de tantas coisas, é possível ter uma vida mais simples.

Saber Pensar: usar o cérebro e o coração para construir coisas úteis para você e para a humanidade. Estamos nos reinventando nos últimos meses.

Essas são algumas lições deste grande e clássico livro, no sentido dado por Ítalo Calvino.

Cada um pode ter sua própria interpretação sobre significados para o “esperar”, “jejuar” e “pensar”. Em Sidarta tem-se a inspiração.

SIDARTA OFERECE UM FRAMEWORK PARA REFLETIRMOS HOJE

Mas tem que ler o livro para se inspirar, investimento que leva algum tempo e paciência.

Não conhecia o livro? Este é o momento!

Tente pelo menos ouvir o livro na forma de audiobook (leva cerca de três horas) – é também uma bela experiência: https://www.youtube.com/watch?v=gVl8pSMxdUM

Depois de um 2020 traumático e um 2021 obscuro e repleto de incertezas chegando
Será que realmente aprendemos alguma coisa ? Saberemos aplicar?

Jejuar, Esperar, Pensar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close