Webinar invertido: ler antes e participar quando quiser

Os textos (ou posts ou postagens) em um blog são mais curtos, coloquiais, espontâneos e aleatórios do que os artigos de revistas especializadas ou livros. Resultam de leituras livres, experiências e percepções pessoais. Embora informais, podem conter referências listadas no final para que o leitor possa se aprofundar, caso tenha interesse.

Enquanto o blog existe para um público de seguidores ou curiosos, as publicações acadêmicas tem relação com uma área de pesquisa, com os pares, isto é, favorecem alguma forma de desenvolvimento da área ou progressão de carreira. Você sempre pode concordar ou discordar com o que lê em um blog, só não é recomendável que o tome como referência acadêmica direta (claro, há exceções). Quanto aos artigos acadêmicos, se discordar, você ignora ou responde por meio de outros artigos.

Se uma postagem em um blog pode ser lida em 5 minutos (ou até menos) e tem a capacidade de ajudar o leitor a refletir ou formar uma ideia sobre algum assunto importante, já está valendo!

Textos em um blog aliados a recursos de webinar mais o desejo de fazer com que as pessoas participem, fez nascer o conceito de webinar invertido.

A historia começa quando uma pessoa se prepara para participar de uma transmissão ao vivo. Ela faz isso lendo antes do encontro uma postagem sobre aquele tema em um blog.

No próprio blog há o link para o webinar daquele assunto que ocorrerá depois e ficará gravado. Do vídeo gravado pode-se retornar ao texto do blog se o assunto chamar a atenção de quem não o leu.
A parte mais interessante é que neste entrecruzamento, o espectador/leitor não é esquecido: os debatedores voltam à plataforma onde está a gravação tempos depois para dialogar e responder as dúvidas de quem leu/assistiu.

Enquanto o webinar comum se esgota em si mesmo, o webinar invertido pode ter uma “cauda longa” com participações de muitas pessoas: inclui o autor do texto no blog, debatedores do webinar e quem quiser. Uma vez realizada a transmissão, entram em cena os verdadeiros interessados, as pessoas que tem muito a dizer e compartilhar mas não tem tido espaço neste tipo de evento. Pode participar por escrito da forma que quiser, tem tempo para pensar antes de perguntar ou ponderar, dúvidas terão eco e resposta posterior.

O webinar invertido horizontaliza as discussões e valoriza as pessoas que, de outro modo, só teriam uma janela de poucos minutos para perguntar com pouca chance de terem dúvidas atendidas.
No webinar invertido uma “muda” de ideias pode se tornar uma floresta pois não há limite para as discussões!


[1] TURKLE, S. Alone Together. Philadelphia: Basic Books, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close