21 ferramentas tecnológicas para apoiar a educação híbrida

As ferramentas tecnológicas dão suporte ao trabalho dos professores de muitas formas diferentes: na estruturação das ideias de uma aula, na organização dos materiais, na disponibilização dos cursos, no suporte aos encontros on-line ao vivo, entre inúmeras outras formas.

Mas em se tratando de metodologias ativas, o educador deve ir além do mero uso das ferramentas, deve combinar tecnologias avançadas com metodologias adequadas. Do contrário, se usadas para reforçar o ensino tradicional, são um verniz novo para moveis velhos e não trazem mudança alguma.

Ferramentas tecnológicas ainda que desenvolvidas pela NASA, se utilizadas para reforçar o ensino de conteúdos, só servirão, com o tempo, para deixar os alunos mais distraídos e desinteressados.

Proponho aqui uma compilação de 21 ferramentas interessantes conforme a utilização mais comum. Bom lembrar que uma mesma ferramenta possui diferentes recursos e que pode ser aproveitada de diferentes formas (exemplo: POWTOON que serve para criar apresentações e vídeos).

Na perspectiva da educação híbrida ou das metodologias ativas, conhecer mais e com mais profundidade recursos tecnológicos proporciona novos “insights” para utilizações que valorizem o aprendizado ativo do aluno.

Na figura estão as ferramentas divididas por segmento de utilização, são descritas abaixo na sequência a partir do segmento 1 em diante. As setas dão a ideia de giro e movimento: uma mesma ferramenta pode servir a diferentes interesses educacionais e novas ferramentas, gratuitas ou não, continuam aparecendo. A lista nasce incompleta mas é útil:

Como disse antes, a lista nasce incompleta mas é útil.

Se você se interessa por este tema e gostaria de sugerir outras ferramentas e ou fazer observações, por favor, deixe comentários abaixo ou escreva para professor.ronaldobarbosa@gmail.com.

Para acessar o catálogo com links “vivos”, podendo clicar em cada um deles, acesse:

https://rlconsultoriaeducacional.com.br/acesse-as-ferramentas/

Abraço!

Um comentário em “21 ferramentas tecnológicas para apoiar a educação híbrida

  1. Luiz Roberto de Oliveira 4 de abril de 2021 — 11:45 am

    Muito interessante e oportuna sua publicação. Parabéns inclusive pela ideia das fichas com resumo de cada ferramenta e uma visão crítica e apreciativa. Concordo com as afirmações sobre as ferramentas do Google. E sobre o comentário acerca dos “móveis velhos com verniz novo”! Recentemente surgiu uma nova ferramenta colaborativa, o Clubhouse. Somente por voz. Qual sua opinião?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close