O que aprendi sobre cursos EAD com Luiz Flavio Gomes

Encontrei Luiz Flavio Gomes muitas vezes entre os anos de 2009 e 2010, período em que atuei junto à empresa dele, a LFG. A LFG crescera rápido demais e funcionava um tanto improvisada em um prédio da rua Bela Cintra encostado na Avenida Paulista, em São Paulo. O escritório principal, do próprio LFG, era no último andar.

Ali, em torno de uma belíssima mesa de mármore carrara repleta de copos de água mineral e balas, eram tomadas as decisões relacionadas à fusão da empresa LFG com um grande grupo educacional que eu, entre outros, representava. Meu papel era o de transferir know-how dos cursos jurídicos campeões da LFG para os cursos de pós-graduação da área de gestão do grupo que havia comprado a LFG.

Pioneiro da EAD, definidor de um modelo vencedor

Nos corredores da LFG ninguém falava em EAD, afinal era um curso presencial, aliás “telepresencial”. As aulas eram ao vivo, via satélite. A grande sacada do LFG foi essa: ir ao extremo na questão do “ao vivo”, a ponto das pessoas saírem satisfeitas de suas casas para irem assistir aula pela tv nos pólos do grupo. No pólo, os alunos de cursos jurídicos podiam fazer perguntas e interagir com um professor altamente gabaritado, usando a infraestrutura robusta das transmissões via satélite. O EAD da LFG não tinha quase nada de on-line.

O professor era chamado de “palestrante”: eram procuradores, juízes, ministros.

A eficiência do modelo embora fosse cara e até anacrônica já naquela época, funcionava espetacularmente bem. Já havia a Internet a pleno vapor mas nunca se cogitou mudar esse modelo vitorioso, pelo menos, até a venda da empresa, quando, desfigurada e só com o nome de seu criador como herança, começou a declinar (até onde sei).

LFG não era um teórico da educação mas foi um grande mestre da comunicação

LFG sabia falar com exatidão, escolhia as palavras, usava as pausas do seu discurso para enaltecer uma ideia e conquistar o interlocutor. Não à toa, elegeu-se deputado e foi comentarista frequente em vários canais de tevê, do Jornal da Cultura, principalmente. Falava da área de Direito mas também de atualidades e assuntos relacionados à justiça e corrupção – assim tinha sempre muito assunto pra falar.

A transposição do modelo telepresencial da LFG para outras áreas de ensino que não a jurídica nunca foi muito bem sucedida, e a culpa não foi minha, posso garantir. Saí da empresa e perdi contato com os dois LFGs, a empresa e o próprio. Mas lembro-me de algumas lições dele sobre como o professor precisaria se comportar diante da uma câmera.

Lições surpreendentemente simples tais como: buscar naturalidade, estar atento à câmera, fingir conversar ao expor um assunto, deixar os problemas pessoais fora do estúdio, dar leveza à comunicação, etc.

Recentemente soube que Luiz Flavio Gomes morrera. Encontrei informações do tipo: foi um empresário que..”. A informação da morte já tinha sido não só divulgada como deglutida. Não mencionava o pioneirismo de Luiz Flavio Gomes na educação do Brasil.

Em um de seus últimos vídeos, já bastante debilitado, ele falava da importância de não se dedicar a vida apenas às questões urgentes diárias, mas sim de se valorizar o que é importante. Claro que o “importante” varia com a altura em que estamos na vida…quanto mais próximos do fim, parece que o mais importante se torna tragicamente simples.

O vídeo se encerra com ele relatando um sonho realizado, bastante simples para um homem muito rico como ele : finalmente ter conseguido criar uma play-list de suas músicas prediletas…o vídeo está nas redes sociais, prefiro não vincular aqui.

Certamente Luiz Flavio Gomes, LFG, entraria com justiça na galeria dos grandes nomes do ensino à distância no Brasil.

Ajudou a definir modelos e a formar pessoas, e tudo com êxito indiscutível. E ajudou a formar também muitos professores e uma certa cultura de ensino à distância da qual, de uma ou outra forma, hoje eu me enquadro.

LFG repetia sempre o bordão ao final das reuniões:

_Avante!!

Obrigado, LFG, Luiz Flavio Gomes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close