Portfólio: uma ideia educacional simples e poderosa

O conceito de portfólio de aprendizagem tem conquistado cada vez mais espaço nas discussões sobre educação mas ainda está longe da realidade da maioria dos professores e estudantes.

Já foi o tempo em que portfólio era uma especie de item de luxo ligado a algumas áreas e atividades profissionais (arquitetura, artes visuais, design..), hoje está se disseminando, talvez até em substituição ao que entendemos por “currículo vitae”. Cada vez parece importar menos quais os títulos acadêmicos temos acumulado. O portfólio “de mercado” entra em substituição:“_Em meu portfólio estão as soluções dos problemas que eu já resolvi e que consigo resolver se me contratarem…”).

Uma questão é trazer o portfólio para mais perto da educação básica (do infantil ao ensino medio). Como fazer isso e por quê?

O portfólio e a escrita reflexiva

O portfólio é capaz de aliar atividades significativas para o aluno com feedback no melhor dos sentidos: ser contínuo, frequente, imediato, breve, livre de notas ou códigos (ver [1]). O aluno compara seu desempenho com o dos colegas por meio de portfólios e assim corrige sua própria rota a fim de atingir seus próprios objetivos. Assim, os vetores de um curso qualquer <objetivos>-<atividades>-<feedback> se integram melhor por meio de portfólios.

Um ponto importante a favor do uso de portfólios é que alunos não sabem quando seus portfólios serão visitados e assim estão livres da pressão que ocorre quando fazem provas e relatórios, muitas vezes pensados só para obter nota. Portfólios são continuamente cuidados. De certa forma, fazemos portfólios para nós mesmos!

O grande mérito do portfólio é o de permitir ao alunos a reflexão sobre a experiência de aprendizagem.

E o treino de linguagem e da autoexpressão presentes em portfólios são valiosíssimos. Se os alunos são solicitados periodicamente ao longo de um curso a escrever artigos com breves reflexões, eles se tornarão gradualmente mais confortáveis e hábeis em se expressar e desenvolverão maior espírito crítico também (ver [2] e [3]).

Ao término de um curso, terão uma coleção substancial de ideias. E quanto mais ideias tiverem, terão desenvolvido ideias mais interessantes e criativas (ver[3]).

Em essência, portfólios de aprendizagem motivam e incentivam os alunos a aprender

Por meio de portfólios, os alunos comunicam aos outros o que aprenderam e quando usado de forma apropriada, pode se tornar uma ferramenta para autoavaliação, para avaliação dos professores e até mesmo para avaliação institucional (nunca vi esse cruzamento mas estou dando a ideia…).

Diferentes maneiras de usar portfólios de aprendizagem

O aluno pode criar o portfólio no início de um curso e durante o curso, à medida em que os alunos vão se habituando a enriquecer seu portfólio, começam a buscar conexões com seus trabalhos futuros e por materiais novos para incluir em seu próprio portfólio. Um curso passa a dialogar mais diretamente com a construção de uma carreira e o portfólio vai pavimentando essa caminhada. Assim o porfólio nunca está pronto, assim como não conseguimos saber tudo.

A implementação pode se dar também por meio de uma reflexão semanal sobre o aprendizado do curso naquela semana. A comparação espontânea entre os alunos sobre como perceberam as experiências de aprendizado pode gerar um ganho coletivo de aprendizado inesperado.

Um grande resumo sobre tudo o que aprenderam poderia ser também um belo fecho de um curso ou semestre, ali estaria registrado o que aprenderam e como aprenderam.

Para além do portfólio: processo fólio

A sofisticação maior que encontrei sobre uso de portfólios partiu de Wlodkowski (ver [5]) que criou o conceito de “processo fólio”. Ele vê o portfólio como uma ferramenta poderosa para aumentar a motivação e permitir que o professor responda aos interesses e preocupações dos diversos alunos. O processo fólio é quase um outro sistema de ensino-aprendizagem.

De início, o autor sugere que se peça aos alunos que reflitam e escrevam sobre três considerações principais na construção da própria aprendizagem por meio de seus portfólios:

 ·     conteúdo da aprendizagem: o que você aprendeu sobre o assunto (ou seja, sobre o conteúdo da experiência de aprendizagem)?

·      contexto da aprendizagem: como a sua aprendizagem se encaixa no contexto mais amplo de sua vida individual, sua vida social e organizacional ?

·     processo de aprendizagem: o que você aprendeu sobre como aprende (ou como poderia aprender) de forma mais eficaz?

Aqui se revela mais diretamente o potencial de reflexão que a ferramenta proporciona.

Softwares para apoiar construção de portfólios

Existem aplicativos para tudo e diversos para construção de portfólios. Reproduzo aqui uma parte de um post publicado anteriormente sobre ferramentas tecnológicas de apoio ao aprendizado. O BULB aparece como a plataforma mais interessante entre as pesquisadas (ver[6]).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um bom portfólio abriga uma “crônica do desenvolvimento intelectual” de um aluno.

Se você já trabalha com seus alunos usando portfólios, deixe abaixo em “comentários”! É um tema merecedor de uma grande discussão!

[1] https://ronaldobarbosa.pro.br/2021/03/31/feedback-algumas-ideias-de-como-nao-fazer/

[2] FINK, L. D. (2019). CREATING SIGNIFICANT LEARNING EXPERIENCES, REVISED AND UPDATED: An Integrated Approach to Designing College Courses. San Francisco: Jossey-Bass, 2003.

[3] https://ronaldobarbosa.pro.br/2021/04/01/criatividade-e-como-somos-ensinados-a-nos-livrar-dela/

[4] https://www.linkedin.com/posts/ronaldo-barbosa_afinal-o-que-%C3%A9-pensamentocr%C3%ADtico-activity-6772471337144393728-OwYs

[5] Wlodkowski, R. J. 1999. Enhancing Adult Motivation to Learn: A Comprehensive Guide for Teaching All Adults. rev. ed. San Francisco: Jossey-Bass.

[6] https://www.linkedin.com/posts/ronaldo-barbosa_21-ferramentas-tecnol%C3%B3gicas-para-apoiar-a-activity-6781672816208068609-Z_L_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close