Inovação e o maquinário das laranjas

O filme Os Duelistas (1977, dir. Ridley Scott) conta a historia de dois militares do século XIX que passam a vida tentando eliminar um ao outro. Eles duelam várias vezes em contextos diferentes. O filme é excelente (ver [1]), derivado do romance de Joseph Conrad que se inspirou em uma notícia de jornal. Lembrei do filme por causa das laranjas. Antes de cada duelo, um dos personagens descascava calmamente e comia uma laranja saboreando devagar. Podia ser a última.

Laranja remete à vitamina C. E na Ciência, sabe-se há muito tempo a importância da vitamina C.

Linus Pauling [1991-1994] foi um grande cientista e a única personalidade a receber dois Prêmio Nobel não compartilhados. Foi um entusiasta do uso da vitamina C, portanto (presumo eu) do consumo de laranjas.

Pode-se inclusive acender lâmpadas com casca de limões/laranjas. Ver [2].

Quase ninguém quer mais descascar laranjas

Li recentemente que caiu no mundo todo o consumo de laranjas. Ou melhor, está caindo no mundo o hábito de consumir laranjas in natura, porque as pessoas não querem mais descascar. Preferem muito mais comprar o suco de caixinha, do que comprar a fruta.

E tem um outro lado também. Ninguém gosta de comer laranja em público, parece que pega meio mal socialmente…quer transgredir? Saque uma laranja.

Descascar laranjas e comer em público virou sinal de transgressão social.

A laranja em si é uma fruta meio blindada, não dá para morder como uma maçã e você não consegue abrir com as mãos. Se enfiar os dentes vai queimar a boca…demora relativamente muito para poder começar a comer e dá certo trabalho até descascar toda.

Portanto, lidar melhor com o consumo de laranjas é “dor” antiga. Essa dor antiga levou e ainda leva a diferentes inovações.

A evolução das máquinas de descascar/espremer laranjas conta uma história de inovação

Veja abaixo algumas máquinas caseiras de cortar e espremer laranjas, não li nada sobre isso mas considero que as laranjas de antigamente eram mais duras e ainda mais difíceis de cortar. 

Olhando as figuras das máquinas de espremer/cortar laranjas, concluímos:

i – Inovação está relacionada a resolver um problema, nesta caso histórico: “a dor de ter que descascar a laranja”: figuras e 1 a 4

ii – Inovação é dar uma utilidade nova para algo que já existia antes: figura 4.

iii – Inovação pode ser, apenas pode ser, criar algo que não existia antes: ver figura 1.

iv – Inovação pode não ter nada a ver com tecnologias modernas ou complicadas!

Finalmente…

A historia dos aparatos para espremer/descascar simples laranjas ensina muito sobre inovação: inovação existe para resolver um problema; inovação não necessariamente é algo novo, pode ser algo velho com aproveitamento novo; o espírito de inovar não depende de tecnologias avançadas.

Toda essa volta foi para chegar neste ponto:

No campo da inovação educacional, não necessariamente entram tecnologias de ponta, realidade virtual, aumentada, inteligência artificial, etc. Um curso de matemática em que não existam provas e em que os alunos aprendam muito, pode ser uma tremenda inovação!

Agora ainda com relação à laranja, essa fruta tão bela (quantas frutas emprestam o nome a uma cor?) tão apreciada, saudável e com uma história tão desafiadora…merecia mais consideração social !

[1] < http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/acreano-adapta-furadeira-em-maquina-e-descasca-laranja-em-4-segundos.html >

[2] < https://www.youtube.com/watch?v=83Loz-mxNEQ >

[3] < http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/08/acreano-adapta-furadeira-em-maquina-e-descasca-laranja-em-4-segundos.html >

Um comentário em “Inovação e o maquinário das laranjas

  1. Descascar laranjas me lembra minha avó. Nós disputávamos quem conseguia descascar o maior pedaço inteiro de casca. É uma pena as pessoas não valorizarem esses pequenos prazeres da vida…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close