Cursos EAD, os seres humanos e os outros animais

Os seres humanos desenvolveram a linguagem e uma capacidade de representação simbólica que não existe em nenhuma outra especie.

O que não significa que a linguagem dos outros seres seja sempre rudimentar: ainda há muito a se descobrir sobre isso, tema que renderia um roteiro de um filme. E rendeu vários!

O filme Star Trek 4: A Volta para Casa é o filme ecológico da serie e apresenta a comunicação entre humanos e animais como saída para o desastre planetário.

Eis o enredo:

Após Spock (Leonard Nimoy) ter sido resgatado, o almirante James T. Kirk (William Shatner) e sua tripulação decidem voltar à Terra, para enfrentar as acusações por participarem de uma missão não-autorizada e roubarem a U.S.S. Enterprise. Porém, repentinamente os acontecimentos tomam um outro curso, pois a Terra, no século XXIII, recebe uma estranha “visita” quando uma sonda espacial aparece e emana sons estranhos para a planeta, aparentemente esperando por uma resposta. Com o passar do tempo, a sonda começa a causar grandes tempestades, ameaçando a destruição da Terra, pois está ionizando a atmosfera e as fontes de energia entraram em colapso. Além disto as naves em órbita estão inoperantes e a sonda está vaporizando os oceanos. Kirk e sua tripulação são avisados que a humanidade perecerá se não for achado um meio de responder a sonda. Spock então conclui que o som é o canto das baleias-jubartes, em uma tentativa de se comunicar com estes cetáceos. Porém, como elas foram extintas no século XXI, nunca haverá resposta e a Terra está com os dias contados. Assim só resta uma saída para Kirk e sua tripulação resolverem este gravíssimo problema: voltar no tempo até o século XX, pegar um casal de baleias-jubartes e levá-las até o século XXIII, onde eles poderão responder à sonda e assim salvar o planeta.

O escritor Yuval Noah Harari diz que o que realmente diferencia humanos de outros seres é a capacidade de trabalho cooperativo com flexibilidade em grandes grupos de indivíduos.

Para isso ele compara seres humanos com formigas e chimpanzés:

Formigas conseguem atuar em grandes grupos de forma cooperativa mas sem nenhuma flexibilidade: não pode haver o formigueiro sem a rainha, não existe uma sociedade de formigas controlada pelas operárias…o formigueiro só pode funcionar de uma única maneira e é a que foi imposta pela natureza.

Já os chimpanzés (ou elefantes) atuam em grupos são cooperativos, tem certa flexibilidade frente a situações de risco mas não conseguem atuar em grupos muito grandes. Resolvem problemas de se protegerem contra leões, por exemplo, mas se o bando tiver muitos indivíduos, não conseguem se articular. Por isso os bandos são compostos de alguns poucos indivíduos.

Os seres humanos, por outro lado, dominaram a Terra por conseguirem atuar de forma cooperativa, flexível e em grupos grandes.

Harari não está descartando a linguagem ou a capacidade de aprender como diferenciais, apenas olha a questão da superioridade humana sob outro ângulo.

Modelos de ensino EAD

Quando cresce o número de alunos nas turmas, o caminho metodológico mais fácil é reforçar o ensino tradicional cujo objetivo é basicamente transferir conteúdo.

Isso acontece no mundo inteiro, ou pelo menos acontecia antes da pandemia.

Mas as pessoas querem cooperar em grupo, movidas por desafios. Querem exercer a flexibilidade intelectual resolvendo problemas significativos, daí o sucesso de modelos como hackathons, por exemplo.

Com a pandemia foi quebrado o tabu do uso da tecnologia na educação, agora o próximo tabu é derrubar a ideia de que turmas de alunos em um curso não podem ser grandes.

Não há nada de errado em turmas grandes em um curso desde que a metodologia seja compatível.

Aí mora um desafio gigante: professores recuperarem a forma de fazer boas perguntas, não simplesmente fornecer todas as respostas.

A valorização da comunicação por parte dos alunos, o trabalho cooperativo, a atuação em grandes grupos com flexibilidade metodológica apontam caminhos para a educação daqui em diante.

Em cursos EAD não estamos lidando nem com formigas nem com chimpanzés!

Um comentário em “Cursos EAD, os seres humanos e os outros animais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close