Portfólio é a “crônica do desenvolvimento intelectual” do aluno

O conceito de portfólio de aprendizagem avança nas discussões sobre educação mas ainda está longe da realidade da maioria dos professores e estudantes.

Já foi o tempo em que portfólio era uma especie de item de luxo ligado a algumas áreas e atividades profissionais (arquitetura, artes visuais, design..), hoje está se disseminando talvez até em substituição ao que entendemos por “currículo”.

Cada vez parece importar menos quais os títulos acadêmicos temos acumulado. O portfólio “de mercado” entra em substituição:“_Em meu portfólio estão as soluções dos problemas que eu já resolvi, se me contratarem, resolvo para vocês…”).

Uma questão importante é trazer o portfólio para mais perto da educação básica (do infantil ao ensino medio). Como fazer isso e por quê?

O portfólio é uma forma de escrita reflexiva

O portfólio é capaz de aliar atividades significativas para o aluno com feedback no melhor dos sentidos: ser contínuo, frequente, imediato, breve, livre de notas ou códigos (ver [1]).

O aluno compara seu desempenho com o dos colegas (silenciosamente ou não) por meio de portfólios e corrige sua própria rota a fim de atingir seus próprios objetivos.

Os vetores de um curso qualquer //<objetivos>//<atividades>//<feedback>// se integram melhor por meio de portfólios.

Um ponto importante a favor do uso de portfólios também é que alunos não sabem quando seus portfólios serão visitados e assim estão livres da pressão que ocorre quando fazem provas e relatórios, muitas vezes pensados só para alcançar notas. Portfólios são continuamente cuidados.

De certa forma, fazemos portfólios para nós mesmos!

O treino de linguagem e da autoexpressão presentes em portfólios são valiosíssimos. Se os alunos são solicitados periodicamente ao longo de um curso a escrever artigos com breves reflexões, eles se tornarão gradualmente mais confortáveis e hábeis em se expressar com mais fôlego e desenvolverão maior espírito crítico também (ver [2] e [3]).

Ao término de um curso, terão uma coleção substancial de ideias. E quanto mais ideias tiverem, terão desenvolvido ideias mais interessantes e criativas (ver[3]).

Portfólios de aprendizagem motivam e incentivam os alunos a aprender

Por meio de portfólios, os alunos comunicam aos outros o que aprenderam e quando usado de forma apropriada, pode se tornar uma ferramenta para autoavaliação, para avaliação dos professores e até mesmo para avaliação institucional (nunca vi esse cruzamento mas estou dando a ideia…).

Algumas formas de usar portfólios de aprendizagem

O aluno pode criar o portfólio no início de um curso e durante o curso.

À medida em que os alunos vão se habituando a enriquecer seu portfólio, começam a buscar conexões com seus trabalhos futuros e por materiais novos para incluir em seu próprio portfólio. Um curso passa a dialogar mais diretamente com a construção de uma carreira e o portfólio vai pavimentando essa caminhada. Um portfólio nunca está pronto porque nunca conseguimos saber tudo.

A implementação pode se dar também por meio de uma reflexão semanal sobre o aprendizado do curso naquele período A comparação espontânea entre os alunos sobre como perceberam as experiências de aprendizado pode gerar um ganho coletivo de aprendizado inesperado.

Um grande resumo sobre tudo o que aprenderam poderia ser também um belo fecho de um curso ou semestre e ali estaria registrado o que aprenderam e como aprenderam.

Lembra que a aprendizagem significativa incluir refletir sobre o próprio aprendizado? Isso é portfólio!

Para além do portfólio: processo fólio

A sofisticação maior que encontrei sobre uso de portfólios partiu da leitura de Wlodkowski (ver [5]) que criou o conceito de “processo fólio”. Ele vê o portfólio como uma ferramenta poderosa para aumentar a motivação e permitir que o professor responda aos interesses e preocupações dos diversos alunos.

Nessa visão processo fólio é quase um outro sistema de ensino-aprendizagem.

De início, o autor sugere que se peça aos alunos que reflitam e escrevam sobre três considerações principais na construção da própria aprendizagem por meio de seus portfólios:

 ·     conteúdo da aprendizagem: o que você aprendeu sobre o assunto (ou seja, sobre o conteúdo da experiência de aprendizagem)?

·      contexto da aprendizagem: como a sua aprendizagem se encaixa no contexto mais amplo de sua vida individual, sua vida social e organizacional ?

·     processo de aprendizagem: o que você aprendeu sobre como aprende (ou como poderia aprender) de forma mais eficaz?

Softwares para apoiar construção de portfólios

Existem aplicativos para quase tudo e diversos para construção de portfólios. Reproduzo aqui uma parte de um post publicado anteriormente sobre ferramentas tecnológicas de apoio ao aprendizado. O BULB aparece como uma plataforma muito interessante (ver[6]).

Um bom portfólio abriga uma “crônica do desenvolvimento intelectual” de um aluno!

[1] https://ronaldobarbosa.pro.br/2021/03/31/feedback-algumas-ideias-de-como-nao-fazer/

[2] FINK, L. D. (2019). CREATING SIGNIFICANT LEARNING EXPERIENCES, REVISED AND UPDATED: An Integrated Approach to Designing College Courses. San Francisco: Jossey-Bass, 2003.

[3] https://ronaldobarbosa.pro.br/2021/04/01/criatividade-e-como-somos-ensinados-a-nos-livrar-dela/

[4] https://www.linkedin.com/posts/ronaldo-barbosa_afinal-o-que-%C3%A9-pensamentocr%C3%ADtico-activity-6772471337144393728-OwYs

[5] Wlodkowski, R. J. 1999. Enhancing Adult Motivation to Learn: A Comprehensive Guide for Teaching All Adults. rev. ed. San Francisco: Jossey-Bass.

[6] https://www.linkedin.com/posts/ronaldo-barbosa_21-ferramentas-tecnol%C3%B3gicas-para-apoiar-a-activity-6781672816208068609-Z_L_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close