Geo-Escola

O Projeto Geo-Escola é uma iniciativa do Instituto de Geociências da Unicamp e visa desenvolver conteúdos de Ciências e Geociências junto a professores de escolas de ensino médio, tanto públicas quanto particulares. O desenvolvimento de novas tecnologias educacionais é parte do projeto.

Descrição formal:

Projeto Geo-Escola: Materiais didáticos em Geociências com suporte no computador
Descrição: Os Parâmetros Curriculares Nacionais valorizam a abordagem da realidade local na educação básica, porém a comparação entre o que é recomendado nas áreas de Geografia e Ciências e os conteúdos ministrados nessas disciplinas permite concluir que os temas geocientíficos têm sido inexoravelmente deixados de lado. O projeto Geo-Escola foi concebido como um modo de mudar esse contexto desfavorável, com os objetivos de: selecionar conteúdos relevantes; pesquisar formas de abordagem; produzir ferramentas educativas inovadoras e desenvolver metodologias de capacitação de professores em serviço. Os procedimentos metodológicos típicos das Geociências, e particularmente da Geologia, valorizam a interpretação e a imaginação; são eles: as múltiplas hipóteses explicativas, a visualidade, o raciocínio histórico e o uso frequente de analogias. O projeto explora dois fatores igualmente relevantes: (a) na comunidade nacional de Geologia existem especialistas capacitados a decodificar conceitos básicos a partir da grande massa de informações disponíveis; (b) o uso do computador no ensino pode explorar sobretudo a linguagem visual, fortemente vinculada ao raciocínio geológico. O projeto desembocou, nos primeiros doze anos de existência, em cinco dissertações de mestrado e duas teses de doutorado na Unicamp. Os resultados da pesquisa são disponibilizados na Internet, juntamente com ferramentas abertas e informações geocientíficas locais. O projeto é desenvolvido em módulos, que estimulam o uso democrático de equipamentos e programas e que podem ser reproduzidos e adaptados a outras realidades regionais. O projeto Geo-Escola disponibiliza material didático a professores de educação básica de diversos municípios paulistas onde foi desenvolvido: informações geológicas, imagens e mapas das diferentes regiões. Foram concluídos até o presente estágio de desenvolvimento do projeto cinco módulos-pilotos regionais de Jundiaí-Atibaia, São José do Rio Preto, Campinas, Monte Mor e Cajamar. A boa receptividade dos docentes de várias disciplinas, dos níveis de ensino fundamental e médio, revela que a qualificação dos professores envolvidos é talvez o maior desafio para abordar conceitos interdisciplinares como a dinâmica terrestre e os ciclos da água e das rochas, etapa crítica para facilitar aos estudantes o acesso e a compreensão dos mecanismos evolutivos do planeta e da permanente interação das esferas terrestres. A iniciativa introduz um novo olhar para se estabelecer conexões criativas e buscar modos de validá-las, podendo contribuir para a atribuição de novos papéis para professor e aluno: professor-autor e aluno-autor. Ao se promover interação com professores, abrem-se promissoras oportunidades de difusão das Geociências.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Celso Dal Re Carneiro – Coordenador / Joseli Maria Piranha – Integrante / Ronaldo Barbosa – Integrante / Aline Trombini Ferreira Lima – Integrante / José Roberto Malaquias Jr. – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Outra.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3

Além dos trabalhos listados abaixo em que fui orientado pelo Prof. Dr. Celso Dal Ré Carneiro, rendeu e tem rendido módulos em diferentes municípios tais como Monte Mor, Cajamar, São José do Rio Preto e Poços de Caldas.

Mestrado (Unicamp, IG, 2003): Projeto geo-escola : recursos computacionais de apoio ao ensino de geociencias nos niveis fundamental e medio – http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287234

Doutorado (Unicamp, IG, 2013): Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora
http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287192

Publicações relacionadas ao Projeto Geo-Escola:

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close