Apoio ao ensino digital (em construção)

FERRAMENTAS

Criação de fóruns: FORUMEIROS.COM

Criação de nuvens de palavras: MENTIMETER.COM

Captura de telas estáticas: LIGHTSHOT SCREENSHOT

Captura de telas em movimento: CAPTIVATE

Reuniões online: WHEREBY.COM

Documentos .PDF editáveis

Vídeos interativos: VIZIA

Edição de vídeos:

Baixar trechos de vídeos: CLIPCONVERTER

Ferramentas anti-plágio: PLAGIUS.COM

https://www.linkedin.com/pulse/plagiarismo-e-metodologia-de-pesquisa-ronaldo-barbosa/

Apresentações em slides diferenciadas (com efeitos de animação): POWNTOON

Banco de imagens: SHUTTERSTOCK

Gestão de participação de alunos: MAILCHIMP

Simulações de experiências: PHET.COLORADO.EDU

Soluções simples de design: CANVA

Jogos simples:

Redes sociais customizáveis: DISCORD

Repositório de materiais diversos: EDUCAPES.CAPES.GOV.BR

ALGUMAS DICAS
Sobre o Ensino e Aprendizagem online diante da Suspensão de Aulas Presenciais

Não basta replicar o curso presencial – Reconheça que está diante de um novo ambiente de ensino aprendizagem e faça ajustes no seu planejamento inicial. O ensino e aprendizagem online exige uma abordagem diferente.
Em linhas gerais – Estabeleça um cronograma; semanalmente apresente uma visão geral de cada tópico e revise o conteúdo do tópico anterior; seja claro nas postagens e instruções, garanta que o estudante irá compreender suas expectativas, exigências e resultado esperado; pondere o volume das tarefas em cada disciplina, priorize e seja realista; dê feedback das tarefas em tempo hábil; distribua as tarefas complexas em entregas parciais e forneça orientações em tempo para o estudante ajustar sua abordagem; promova a comunicação entre os pares, debates, fóruns; associe momentos síncronos e assíncronos de interação.
Por onde começo? Defina um ambiente virtual de aprendizagem e use-o para além de um repositório de materiais e entrega de atividades. Mantenha o ambiente organizado e o mais intuitivo possível no qual os estudantes possam facilmente localizar as informações e conteúdo. Você pode conferir como o estudante fará a navegação no curso ativando a função visualização do aluno. Para habilitar o Moodle ou Google Classroom
Por onde começo? Oriente os estudantes sobre as novas decisões do andamento do curso, explicando a opção pela modalidade online e os ajustes no delineamento da disciplina. Faça isso o quanto antes, mesmo que ainda não tenha concluído o novo planejamento. Informe o que está em processo, forneça segurança e apoio. Para facilitar, fixe com os estudantes o recurso de comunicação que irão utilizar.
Deixe sua marca – São muito diversas as ferramentas e recursos disponíveis para o ensino e aprendizagem digital, faça suas escolhas. Para elas, também considerem os estudantes da turma.
Image result for communication iconRemoto sim, distante não = Tal como na aula presencial, mantenha-se atento e próximo aos estudantes. Esteja regularmente presente no ambiente virtual (combine um horário), dê orientações, atue nas perguntas, nas dúvidas, nos fóruns, promova discussões online, forneça feedback, dê voz aos estudantes.
E os estudantes? Também estão em transição e administrando essa mudança em diferentes disciplinas simultaneamente. Eles dominam mais o ambiente virtual, mas talvez tenham experimentado muito pouco sobre o ensino e o aprendizado à distância. Além disso, como estamos no início do semestre ainda estão conhecendo o fluxo da disciplina. Seja empático. Procure imaginar como os estudantes estão vivenciando o isolamento físico do professor e dos colegas, o novo delineamento do curso, as propostas sugeridas. Converse sobre estratégias de organização e gerenciamento da própria aprendizagem; ajude no direcionamento da atenção, motivação, do tempo, do esforço; e acompanhe sua implantação.
Um ambiente de confiança e boa comunicaçãoA distância física pode ser compensada por uma comunicação mais afetiva e empática. Cuide dos textos escritos, use pequenos vídeos, áudios ou outros recursos para se colocar presente. Dê oportunidade aos estudantes manifestarem suas inquietações de forma coletiva e individualmente. Encoraje os estudantes a se conectarem uns com os outros.
Muita pressão!! Muito trabalho!! Considere esse momento como uma oportunidade de aprendizagem. Não se cobre demasiado e não exija perfeição. Opte por um delineamento realizável. Teste e faça ensaios previamente, vai lhe dar mais segurança. Compartilhe com os estudantes seu esforço, comprometimento em melhorar continuamente e sua abertura para que eles possam apresentar suas percepções e novas ideias.
Busque ajuda Você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com o apoio de colegas mais experientes no ensino online ou híbrido, com o EA2 e o GGTE. Comunidade de Prática.

LINKS DE TUTORIAIS E DICAS EXTERNOS

  1. Curso de Produção de vídeos educacionais para web
  2. Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para online
  3. Tiny Tips #1: COVID-19 and Online Learning
  4. How to Be a Better Online Teacher – ADVICE GUIDE
  5. Advice to those about to teach online because of the corona-virus
  6. 10 dicas para iniciar bem uma experiencia de ensino online no BLOG das Comunidade sde Prática do IDEA UMINHO
  7. 10 Tips for First-Time Online Faculty
  8. Moving Online: Lessons we’re about to learn as educators
  9. Giving remote physics lectures using Zoom
  10. Aulas online? Ferramentas úteis em tempos de covid-19
  11. Dicas de Criação de Material Didático e Aulas Online

Sugestão: montar uma comunidade de prática entre os professores. Na área de gestão do conhecimento, uma Comunidade de Prática designa um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular.

METODOLOGIAS ATIVAS

O que são ?

Metodologia WebQuest:

O que é, como estruturar, exemplos

REFERÊNCIAS

https://www.ea2.unicamp.br/pagina-de-apoio-ao-ensino-digital/

https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close